x
UAI
Máquina de corrida

Ford Mustang GT3 estreia na América Latina nas 6 horas de Interlagos

O Ford Mustang GT3 é herdeiro direto do Mustang Dark Horse e ostenta uma versão homologada para as ruas: o Mustang GTD, em edição limitada

Publicidade
O motor V8 5.4L pulsa com força bruta e uma sonoridade que empolga os entusiastas do Ford Mustang GT3
O motor V8 5.4L pulsa com força bruta e uma sonoridade que empolga os entusiastas do Ford Mustang GT3 Foto: Ford/Divulgação

O Ford Mustang GT3, uma das mais recentes criações da Ford Performance, faz sua estreia na América do Sul neste fim de semana durante a corrida Rolex 6 Horas de São Paulo, a 5ª etapa do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC). O evento será realizado no Autódromo de Interlagos, com largada programada para domingo (14) às 11h30, e marca o retorno da competição ao Brasil após uma ausência de 10 anos no cronograma.


Desenvolvido em colaboração com a M-Sport, o Ford Mustang GT3 é uma verdadeira máquina de corrida, baseado no Mustang Dark Horse e também tem uma versão homologada para as ruas, o Mustang GTD, de edição limitada. No coração do Mustang GT3 está o robusto motor V8 5.4 litros, que, além de proporcionar uma potência bruta, oferece sonoridade que agrada aos entusiastas mais exigentes.

A suspensão, desenvolvida especificamente para competições, assegura que o carro mantenha a aderência e a estabilidade mesmo nas curvas mais desafiadoras. A caixa de câmbio montada no eixo traseiro ajuda tanto na distribuição de peso quanto na resposta e na eficiência do veículo.

Dois Ford Mustang GT3 um preto e outro azul, ambos de frente, parados em pista de corrida
A suspensão ajustada para competições garante aderência e estabilidade nas curvas mais desafiadoras Foto: Ford/Divulgação

Já a carroceria do Ford Mustang GT3 foi construída com painéis de fibra de carbono para reduzir o peso e melhorar a aerodinâmica. Falando dele, o pacote aerodinâmico único inclui um splitter dianteiro, um difusor traseiro otimizado e uma asa traseira, que juntos proporcionam eficiente downforce, essencial para a estabilidade em alta velocidade.

Legado de conquista do Ford Mustang GT3 

O Ford Mustang GT3 chega ao Brasil após conquistar o terceiro lugar na corrida 24 Horas de Le Mans. O modelo também já participou de outras etapas importantes nesta temporada, incluindo corridas no Catar, Itália e Bélgica. Desde os tempos de Henry Ford, que atraiu investidores após vencer uma corrida em Detroit, em 1901, com o modelo Sweepstakes, a Ford sempre viu as corridas como um campo de testes para novas tecnologias. Na corrida de Interlagos, a equipe Proton Competition alinhará dois Mustangs GT3. Os carros serão dirigidos por seis pilotos de diversos países.

Ford Mustang GT3 nas cores azul, laranja, vermelho e roxo parado de traseira em pista de corrida visto de cima
A caixa de câmbio está próxima ao eixo traseiro, otimizando a distribuição de peso e a eficiência do Ford Mustang GT3 Foto: Ford/Divulgação

Celebrando seu 60º aniversário este ano, o Ford Mustang está na sétima geração e é o carro-chefe do novo programa global de competição da Ford. O modelo compete em diversas categorias ao redor do mundo. A atual geração do Mustang representa a mais ambiciosa investida da Ford no automobilismo, competindo em diversas categorias ao redor do mundo, incluindo a IMSA, NASCAR, Formula Drift, NHRA, e várias séries de GT na Europa, América e Austrália. Além disso, o Mustang Challenge, um campeonato monomarca, estreou este ano nos Estados Unidos.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!