x
UAI
Rival do Pulse

SUV do Onix: Chevrolet confirma modelo inédito para 2026

Confira o que já sabemos sobre o modelo inédito confirmado hoje pela Chevrolet. SUV vai chegar às ruas em 2026

Publicidade
Projeção do SUV do Onix feita por Kleber Silva, do KDesign AG
Projeção do SUV do Onix feita por Kleber Silva, do KDesign AG Foto: KDesign AG/Reprodução

Mais um capítulo sobre o futuro lançamento da Chevrolet que vem sendo chamado de "SUV do Onix". A marca detalhou hoje parte do investimento de R$ 7 bilhões que será feito no Brasil até 2028. Desse montante, R$ 1,2 bilhão será empregado na planta de Gravataí (RS), aporte usado para atualizar a linha Onix e para o lançamento de um modelo inédito.

O SUV do Onix é chamado internamente pela Chevrolet de Projeto Carbon, e será lançado em 2026. Trata-se de um SUV de entrada, desses profundamente associados a hatches compactos, para brigar contra Fiat Pulse, Renault Kardian e ainda uma espécie de SUV do Gol, que chega ao mercado em 2025.

Comparativo entre carros de 7 lugares: Chevrolet Spin 2025 contra Citroën C3 Aircross.
Interior do novo Spin, com telas justapostas, com 11 polegadas no multimídia e 8 polegadas no quadro de instrumentos digital Foto: Chevrolet - Divulgação

Como será o SUV do Onix?

O Projeto Carbon não vem sendo chamado de SUV do Onix à toa. O modelo vai utilizar a sua plataforma GEM e (provavelmente) terá a mesma distância entre-eixos do hatch, com 2,55 metros. Mais que isso, esse veículo inédito vai compartilhar componentes da carroceria do Onix, mas a Chevrolet vai fazer um trabalho para "esconder" isso, adotando painéis laterais, capô e tampa do porta-malas que sugerem um veículo mais encorpado.

De acordo com o Autos Segredos, o interior do SUV do Onix não deve repetir o projeto do Onix, já que a ideia da Chevrolet é que a associação entre os modelos seja minimizada. O modelo vai ostentar a mesma integração do quadro de instrumentos digital e da central multimídia que fez a estreia nos novos Spin e S10.

Chevrolet confirma lançamento do SUV do Onix para 2026.
Santiago Chamorro, presidente da General Motors América do Sul, detalha investimento em Gravataí Foto: Chevrolet - Divulgação

Projeto Carbon pode ter motor híbrido

O conjunto mecânico também será o mesmo do Onix, com motor 1.0 turbo de até 116cv de potência e 16,8kgfm de torque. No entanto, já em 2025, esse propulsor vai ganhar sistema de injeção direta de combustível para atender aos limites de emissão do Proconve L8, o que também deverá melhorar sua performance e reduzir o consumo de combustível. Ainda existe uma aposta de que esse motor receba alguma hibridização, provavelmente um sistema leve de 48V.

Mas o resultado desse investimento da Chevrolet poderá ser visto antes do lançamento do SUV do Onix. É que, em 2025, o Onix e o Onix Plus serão reestilizados. Vale lembrar que esses modelos foram lançados em 2019 e já carecem de uma renovação para ganhar fôlego no mercado.