x
UAI
Pé na estrada!

Vai viajar para Portugal? 7 dicas para dirigir carros nas terras lusitanas

Separamos sete dicas que você precisa saber antes de dirigir em Portugal, para aproveitar ao máximo sua viagem sem aborrecimentos

Publicidade
--
-- Foto: Internet/Reprodução

Se você está planejando viajar para Portugal, seja para tirar férias ou se mudar, e deseja aproveitar ao máximo sua viagem, explorar o território português de carro pode ser uma ótima ideia.

E boas notícias: é possível dirigir por lá com a CNH brasileira. Isso porque recentes mudanças no Código da Estrada em Portugal permitem que motoristas brasileiros conduzam veículos no país sem a necessidade da Permissão Internacional para Dirigir (PID), desde que a CNH esteja dentro do prazo de validade. Para aqueles que planejam residir em Portugal, ou seja, ficar além dos 90 dias permitidos para turistas, será necessário trocar a CNH pela carta de condução portuguesa.

Dirigir pelas estradas de Portugal pode ser uma experiência tranquila para os turistas brasileiros, desde que se familiarizem com as diferenças em relação ao Brasil. Por isso, separamos algumas dicas para te auxiliar quando for pegar o volante na sua viagem pelas terras lusitanas.

Não é permitido permanecer na faixa da esquerda

Conduzir carros em Portugal não apresenta grandes desafios para brasileiros acostumados com as estradas de casa, mas alguns pontos merecem atenção, como regras de trânsito, que podem ter algumas diferenças. A proibição de permanecer na faixa da esquerda, que é exclusivamente para ultrapassagens, por exemplo, é uma regra que muitos brasileiros podem não estar familiarizados. Em Portugal, o motorista deve sempre dirigir na faixa da direita. O descumprimento dessa norma pode resultar em multas que variam entre 60 e 300 euros (de R$ 370 a R$ 1.845). 

Placas de trânsito indicando cidades em Portugal
Algumas regras de trânsito em Portugal são diferentes das brasileiras Foto: Internet/Reprodução

Velocidade máxima nas estradas de Portugal

As estradas de Portugal são maravilhosas e por isso, o motorista pode se empolgar e facilmente ultrapassar os 200km/h. Acontece que, nas autoestradas portuguesas, a velocidade máxima permitida é de 120km/h, enquanto em outras vias os limites variam entre 50km/h e 100km/h, dependendo da localização. Fique atento!

Pedestres sempre têm prioridade

O pedestre no trânsito português é extremamente respeitado e, exceto em casos com semáforos, a preferência sempre será dele. Por isso, a atenção deve ser redobrada em faixas de pedestres, já que pelo costume de preferência, as pessoas podem acabar atravessando sem olhar se há carro, partindo do princípio que têm a preferência.

Pedágios nas autoestradas de Portugal

Como já dito, Portugal é bem conhecido pela boa qualidade de suas estradas, especialmente as autoestradas, que são bem conservadas e sinalizadas. Se você optar por circular pelas estradas nacionais, então, não precisará se preocupar com as taxas de pedágio.

No entanto, estes trajetos costumam ser mais longos, podendo até triplicar na duração da viagem de carro. O que não acontecerá se optar pelas autoestradas, que são bem mais rápidas, mas, assim como no Brasil, têm cobrança de pedágio, ou "portagens". Os custos das portagens podem variar bastante ao longo de uma viagem.

Pedágio em Portugal com vários carros e caminhão
Utilize simuladores on-line como o Via Verde para calcular custos e evitar filas nos pedágios Foto: Internet/Reprodução

Sistema de pagamentos automático em pedágios

E falando deles, em muitos pontos das autoestradas de Portugal há cobrança de pedágios. Por isso, é recomendável utilizar simuladores de portagens disponíveis on-line, como o Via Verde. Trata-se de uma praticidade que permite cobrança automática nas cabines de pedágio e evita que você caia em filas para pagamento da taxa ou necessidade de pagamento posterior nos Correios de Portugal (CTT).

Você é o seu próprio frentista!

Ao contrário das estradas brasileiras que contam com diversas opções de postos de combustíveis ao longo do trajeto, nas terras lusitanas não é bem assim. É importante se planejar com antecedência em relação a quantidade de combustível que será usado para não ocorrerem contratempos no seu trajeto.

Além disso, nos postos de combustível portugueses o abastecimento é self-service. Isso mesmo, você é o seu frentista! E muitos também oferecem serviços de lavagem igualmente self-service. É comum que os postos estejam localizados fora dos centros urbanos. Outra curiosidade é a popularidade crescente dos carros elétricos, com muitas estações de carregamento rápido disponíveis em estacionamentos públicos.

Fique atento ao aluguel de carro em Portugal

Ponte com trânsito sob rio em Portugal
Antes de alugar um carro em Portugal, verifique quais são as condições da locadora Foto: Internet/Reprodução

Ao alugar um carro em Portugal, não se limite a escolher apenas o modelo de veículo. Esteja atento também às políticas e restrições de cada locadora para evitar surpresas que possam atrapalhar seus planos de viagem, especialmente se você pretende explorar países vizinhos. 

Algumas locadoras de veículos em Portugal não permitem que você saia do país com o carro. Isso pode ser um problema se você planeja visitar a Espanha ou outros destinos europeus próximos. Antes de finalizar a locação, verifique com atenção os termos e condições da locadora, incluindo restrições geográficas e possíveis taxas adicionais para viagens internacionais.

Além disso, esteja ciente das opções de seguro oferecidas pelas locadoras. Em muitos casos, o seguro básico pode não cobrir danos ocorridos fora de Portugal, sendo necessário contratar uma cobertura adicional. Avalie todas as opções e escolha a locadora que melhor se adequa aos seus planos de viagem, considerando não apenas o custo, mas também a flexibilidade e cobertura oferecidas.

  • Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!