Recentemente, o Fiat Grande Panda tem dado o que falar devido à sua similaridade com a última geração do Uno vendida no Brasil. As imagens que mostravam o modelo vinham de flagras, mas agora a marca revelou todos seus detalhes em Lingotto, distrito de Turim, na Itália. Especula-se que o modelo será a nova geração do Argo no Brasil, dando origem ainda aos novos Pulse e Fastback.
A novidade dividirá espaço com o Panda atual – modelo que compartilhou o desenvolvimento com o último Uno nacional. O novo Fiat Grande Panda será influência para os próximos modelos de entrada da Fiat no mercado nacional. O design italiano e plataforma global são os pilares que marcam o hatchback.
Fiat Grande Panda compartilha plataforma com Citroën
O modelo italiano será baseado na plataforma Smart Car que é utilizada no Citroën C3. Seu desenho lembra bastante a forma quadrada do Panda original lançado nos anos 1980. As dimensões foram revisadas para fazer valer no nome ‘Grande’, permitindo uma carroceria de cinco portas (contando o porta-malas), distribuídas em um comprimento de pouco menos de quatro metros. Confira as dimensões:
- Comprimento: 3,99m
- Largura: 1,76m
- Altura: 1,57m
- Porta-malas: 361 litros
Os faróis do Fiat Grande Panda são baseados nos quadrados apresentados na primeira geração, mas com desenho de pixels na parte superior, sendo que a peça ainda é camuflada na textura da faixa preta que percorre a dianteira. Os faróis principais estão escondidos na parte inferior da mesma faixa. O logotipo da Fiat está posicionado em uma aba que esconde, em sua versão elétrica, um cabo de carregamento integrado.
Em suas laterais, o Fiat Grande Panda traz molduras na parte inferior da porta com o nome do modelo. Na parte traseira, a referência aos anos 1980 voltam nas lanternas pequenas e verticais. A peça é caracterizada por capas transparentes e tem forma tridimensional definida pelo contorno do ombro. As rodas do modelo são de 17 polegadas, enquanto sua distância em relação ao solo, maior do que em outros hatchbacks, dá o tom de crossover. Na tampa do porta-malas ainda há o nome da montadora em baixo relevo, enquanto na parte inferior à direita está o nome ‘Grande Panda’.
Conheça o interior do Fiat Grande Panda
O interior do modelo é linear e intuitivo. Os ovais que delineiam a forma do painel de instrumento na parte superior e no console são inspirados na forma do circuito localizado no teto do Lingotto, em Turim. A pista é conhecida por ter sido local de testes para os veículos da Fiat. Existe até uma pequena silhueta do Panda fazendo a “curva” na peça.
As saídas de ar têm o mesmo formato poligonal visto nos faróis, enquanto na frente do passageiro há um porta-luvas evoluído quando comparado com o Panda original. O painel de instrumentos digital tem tela de 10 polegadas, já a central multimídia tem 10,25 polegadas, com software simples e intuitivo.
Os Fiat Grande Panda têm botões físicos para controlar o ar-condicionado e, abaixo deles, entradas USB-C, tomadas de 12V, console de carregamento por indução para smartphones e controles para o seletor de marcha.
Motorização do Fiat Grande Panda será diversa
A plataforma em que o modelo é construído é chamada de “multi-energia”, permitindo a instalação de diferentes opções de trens de força. A versão totalmente elétrica do modelo usa uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 44kWh, alimentando um motor de 83kW, equivalente a 113cv. A autonomia, no ciclo WLTP, é de 320 quilômetros, e a especificação do carregamento ainda não foi divulgada.
A motorização a gasolina europeia ainda não foi revelada, mas, caso venha ao Brasil, o modelo pode ser equipado, nas versões de entrada, com motor 1.0 Firefly com até 75cv de potência e 10,7kgfm de torque. As configurações mais caras podem trazer o 1.0 turbo (T200) com até 130cv e 20,7kgfm.
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