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Gêmea da Fiat Titano é lançada no México pela Ram com motor mais potente

Estratégia da Stellantis é adaptar modelo de picape chinesa para atender às demandas específicas do mercado automotivo de cada país

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A Ram 1200 oferece um motor 2.4 turbo a gasolina que entrega 210 cv de potência
A Ram 1200 oferece um motor 2.4 turbo a gasolina que entrega 210 cv de potência Foto: Ram/Divulgação

Se você está familiarizado com a Fiat Titano, o lançamento da nova picape da Ram não será novidade. É que a Ram 1200 é derivada da nossa Titano e foi lançada recentemente no México. Trata-se de uma estratégia da Stellantis de adaptar a chinesa Kaicheng F70 e comercializar sob diferentes marcas ao redor do mundo, para que as necessidades específicas de cada país sejam atendidas. A picape média Ram 1200 chega ao mercado mexicano com design muito parecido ao das irmãs, Fiat Titano, no Brasil, e Peugeot Landtrek, em outros mercados, e diferenças mínimas em detalhes específicos. 

Como é a picape Ram 1200, irmã da Fiat Titano?

A Ram 1200 apresenta uma grade frontal com elementos que destacam o logotipo da Ram no centro, também presente na tampa da caçamba. As versões básicas têm acabamento preto na grade, enquanto as mais caras exibem detalhes cromados. No interior, não há mudanças significativas, além de mais emblemas que identificam a marca RAM.

Quem se interessar pela a Ram 1200 no México terá a opção de escolher a picape nas opções de carrocerias simples ou dupla. Os clientes também podem escolher entre os acabamentos Tradesman, Bighorn ou Laramie, seguindo o padrão tradicional da Ram. O motor é o mesmo em todas as versões: um 2.4 turbo a gasolina que entrega 210cv de potência e 32,6kgfm de torque, mas a transmissão pode ser manual ou automática, ambas com seis marchas, e a tração é 4x4.

Estrátegia global da Stellantis

Para o mercado mexicano, a RAM 1200 será importada diretamente da China, onde é produzida pela Changan. No Brasil, a Fiat Titano, derivada do mesmo projeto, chega a partir do Uruguai, onde a Stellantis também monta a Landtrek para distribuição na América Latina. As entregas da Ram 1200 no México começarão em agosto e o modelo competirá com a Nissan Frontier, Toyota Hilux e a Chevrolet S10 Max.

A estratégia de rebadge da Stellantis não é nova. A empresa já aplicou essa tática com sucesso em diversos mercados. A Fiat Strada, por exemplo, é comercializada como Ram 700 em outros países da América Latina. A Fiat Toro, conhecida por sua versatilidade e sucesso no mercado brasileiro, é vendida como Ram Rampage em algumas regiões. Essa abordagem permite à Stellantis aproveitar projetos bem-sucedidos e adaptá-los a diferentes mercados, oferecendo uma gama diversificada de produtos sob marcas distintas.