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SUV do Onix e SUV do Gol seguem fórmula do Fiat Pulse à risca

Derivados de hatches, esses modelos exibem modificações na suspensão, além de novos equipamentos e de interior mais caprichado

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Projeção do SUV do Onix feita por Kleber Silva, do KDesign AG
Projeção do SUV do Onix feita por Kleber Silva, do KDesign AG Foto: KDesign AG/Reprodução

Na semana passada, a Chevrolet confirmou que produzirá um carro inédito na unidade industrial de Gravataí (RS) em 2026. A adequação da fábrica ao novo veículo demandará investimentos de R$ 1,2 bilhão. A multinacional não revelou qualquer tipo de informação sobre o modelo, mas ele já é conhecido como SUV do Onix, por compartilhar várias características técnicas com o compacto. 

Essa fórmula já é conhecida pela indústria nacional. A primeira a utilizá-la foi a Honda, ao lançar, em 2017, o WR-V, derivado do Fit, que não fez sucesso e saiu de linha em 2021. Porém, pouco depois, em 2021, a Fiat obteve êxito comercial ao repetir a mesma estratégia com o Pulse, cujo projeto toma por base o Argo. O mesmo caminho será trilhado por dois novos modelos: além do SUV do Onix, vem por aí também o chamado SUV do Gol.  

Aliás, cabe destacar que o SUV do Gol chegará ao mercado já em 2025, antes do já citado SUV do Onix. Apesar do nome, esse modelo, na verdade, baseia-se no Polo. Em âmbito global, o projeto dará origem ainda a um veículo similar da marca tcheca Skoda, que também integra o grupo Volkswagen. 

Via de regra, tais modelos compartilham várias peças com os hatches que lhes dão origem, inclusive na lataria. Para-brisa, portas, capota e estrutura da carroceria, por exemplo, costumam ser comuns a ambos. Porém, os ditos SUVs exibem alguns componentes exclusivos, que geralmente incluem capô, tampa traseira e para-lamas dianteiros. 

Fiat Pulse Drive 1.3 CVT modelo 2023 branco de frente em movimento no asfalto
Fiat Pulse compartilha muitos componentes com o Argo, mas tem dimensões um pouco diferentes Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

As mudanças técnicas mais notáveis ficam por conta da suspensão, que é elevada e reprojetada para adequar o veículo à ideia de SUV. O interior também costuma trazer alterações significativas, como painel exclusivo e acabamento mais caprichado. 

Como será o SUV do Onix?

Informações extraoficiais indicam que o SUV do Onix seguirá essa receita à risca. De acordo com o site Autos Segredos, o projeto inclui novos para-lamas e capô, para deixar a dianteira mais alta que a do hatch. Isso, sem falar em faróis, para-choques, lanternas e tampa traseira, também específicos para o modelo. No interior, a novidade da Chevrolet ostentará painel e revestimentos de portas exclusivos.  

Mecanicamente, mais semelhanças: o SUV do Onix terá o mesmo motor 1.0 turbo que equipa a gama. Porém, já com injeção direta de combustível, atualização que estreará em 2025 no hatch, no sedan e no Tracker. Essa tecnologia elevará a potência, que atualmente é de 116cv. 

E o SUV do Gol?

Um SUV compacto da Skoda foi flagrado na Índia e tem relação com o chamado SUV do Gol, a ser lançado em 2025 pela Volkswagen do Brasil.
SUV será lançado na Índia pela Skoda, marca de baixo custo do Grupo Volkswagen Foto: Rushlane/Reprodução

O SUV do Gol já foi fotografado em testes de rodagem no exterior. A camuflagem deixa ver muito pouco da carroceria, mas informações preliminares indicam que a distância entre-eixos será exatamente a mesma do Polo, de 2,57m. Já o comprimento pode até aumentar um pouco, mas não deve superar muito os 4,07m do hatch. Sob o capô, ambos compartilharão o motor170 TSI, um 1.0 turbo de até 116cv.

Vale lembrar que o SUV do Gol não será a primeira derivação desse tipo que a Volkswagen desenvolve a partir do Polo. Afinal, o Nivus, lançado em 2020, também é uma variação do hatch e compartilha com ele as quatro portas, o para-brisa e o painel. O entre-eixos é o mesmo, mas a traseira exclusiva, com vidro bem inclinado, ao estilo cupê, fez o comprimento crescer para 4,26m.  

Renault Kardian é mais um exemplo

Renault Kardian 2025 Première Edition.
Renault Kardian tem dimensões compactas e altura do solo elevada Foto: Renault/Divulgação

Além de Honda WR-V, Fiat Pulse, SUV do Gol e SUV do Onix, outro exemplo de derivação de hatch é o Renault Kardian. Nesse caso a relação é um pouco menos óbvia, já que o modelo em questão deriva da nova geração do Sandero, que não é vendida no Brasil. De qualquer modo, ambos têm os mesmos entre-eixos, de 2,6m, e motor 1.0 turbo (que desenvolve 125cv aqui, no Brasil).  

Até que o Renault Kardian traz uma carroceria com chapas distintas em relação ao novo Sandero. Porém, o recorte das portas indica que a estrutura da carroceria e os vidros são comuns. O modelo nacional, claro, tem suspensão elevada e interior distinto.

Já testamos o Renault Kardian: assista ao vídeo!