O grupo Stellantis adquiriu 21% da Leapmotor e em breve começará a vender os modelos da marca chinesa em outros mercados, incluindo o Brasil. A marca não confirmou quais os modelos virão ao país, no entanto, o flagra do elétrico de entrada Leapmotor T03, em Betim, já é um indicativo.
O plano inicial, como informou o CEO Carlos Tavares, era de importar os modelos da China para a Europa e demais continentes. No entanto, após a União Europeia ter determinado novas taxas de importação, os modelos serão fabricados na planta da Stellantis em Tychy, na Polônia, para driblar os impostos.
Leapmotor T03 é carro elétrico popular na China
O modelo, flagrado pelo perfil Mentiras Automotivas, foi projetado no país asiático e por lá é comercializado a partir de 49.900 yuans – aproximadamente R$ 38 mil. O elétrico compacto mede 3,62m de comprimento, 1,65m de altura, 1,59m de largura, e distância entre-eixos de 2,40m. Seu porta-malas tem capacidade para 210 litros – 508 litros com o banco traseiro rebatido – e o peso bruto é de 1.490kg.
O Leapmotor T03 é equipado com motor elétrico único com potência de 80kW, equivalente a 107cv, e torque máximo de 16,1kgfm. Sua aceleração de 0 a 50km/h é de 4,1 segundos e a velocidade máxima de 120km/h. A versão de topo de linha tem autonomia de 403 quilômetros no ciclo CLTC, com bateria de fosfato de ferro-lítio com capacidade de 41,3kWh.
O carro elétrico popular pode ter a bateria recarregada de 30% a 80% em 3h30 em corrente alternada. O período de espera para recarga do Leapmotor T03 cai para 36 minutos quando utilizado em corrente contínua. A montadora chinesa ainda oferece gratuitamente um carregador de 7kW, que é entregue na casa do cliente, que arca apenas com o custo de instalação.
Leapmotor, montadora do carro elétrico popular, pode chegar no ano que vem
O início das operações da marca chinesa na Europa está previsto para setembro. Logo depois, a montadora detalhará as estratégias para outros mercados, inclusive o Brasil. Com a divulgação, os detalhes sobre os modelos que serão lançados no mercado nacional ficarão mais claros.
- Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!