x
UAI
Virou híbrido

Fim de uma era: Audi A4 dá lugar ao novo sedan híbrido A5 e A5 Avant

Após 30 anos de história, Audi A5 ocupa lugar de A4 como o novo sedan médio da marca alemã, como uma nova estratégia da marca para diferenciar seus modelos elétricos e a combustão

Publicidade
Audi tem planos de lançar mais de 20 modelos elétricos e híbridos até 2025
Audi tem planos de lançar mais de 20 modelos elétricos e híbridos até 2025 Foto: Audi/Divulgação

Após 30 anos no mercado, o Audi A4, lançado em 1994, chega ao seu fim oficial. A partir de agora, o sedan médio da marca será híbrido e passa a ser identificado como A5 e A5 Avant, refletindo a estratégia de diferenciação entre modelos elétricos e a combustão. A mudança na nomenclatura dos modelos da Audi não é novidade, mas o caso do A4 será o marco inicial desse processo.

Os carros elétricos, como o Q4 e-tron, receberão números pares, enquanto os carros a combustão ou híbridos, como o novo sedan A5, serão identificados por números ímpares. Além do A5 e A5 Avant, a Audi também lançará o S5 e o S5 Avant, equipados com motores de seis cilindros. 

Motor híbrido do novo Audi A5 

O Audi A5 introduz o sistema MHEV Plus, um híbrido leve quase completo, disponível nos motores 2.0 TFSI e 2.0 TDI de 204cv, além do novo 3.0 V6 TFSI de 367cv no S5. No sistema do carro, está incluso uma bateria de 48 volts, um gerador de partida por correia e um gerador de transmissão que aumenta a potência e recupera energia.

Os novos motores a gasolina do Audi A5 são mais eficientes e potentes, com otimização da combustão e um turbo ajustável. Os modelos são equipados com uma transmissão automática de sete marchas, que torna a condução mais suave. Em 2025, dois novos modelos híbridos serão lançados, com motores 2.0 litros, a gasolina, com potências de 300cv e 367cv, oferecendo mais de 100 quilômetros de autonomia elétrica.

O Audi A5 agora usa uma nova plataforma que permite motores instalados de forma longitudinal e oferece opções de tração dianteira ou integral. Melhorias no chassi e na direção tornam a condução mais estável e precisa. A suspensão adaptativa e a direção progressiva são padrão, enquanto um sistema especial de controle de torque ajuda o carro a fazer curvas com mais segurança.

Nos modelos Audi S5, o diferencial esportivo quattro com vetorização de torque e uma embreagem de tração integral ajustável são de série, oferecendo ganhos significativos em agilidade comparados ao antecessor.

Design e dimensões do novo sedan Audi A5

Os novos Audi A5 e A5 Avant cresceram significativamente em relação ao Audi A4, assim como ficaram bem mais elegantes! Com 67 milímetros a mais em comprimento, agora medem 4,83mm, e a distância entre-eixos aumentou em 80mm, totalizando 2,90mm. A nova grade mais plana e larga e os faróis estreitos com luzes diurnas em LED destacam-se no design exterior. A traseira ostenta uma faixa de luz contínua, que, na versão topo de linha com faróis OLEDs digitais, apresenta assinaturas de luzes ativas e até uma função de comunicação para avisar outros motoristas sobre acidentes ou panes.

As rodas de alumínio, nas opções de 17 a 20 polegadas, reforçam o apelo moderno do novo sedan, que tem silhueta mais arredondada e curvada, em uma tentativa clara de atrair os clientes do antigo A5 Sportback, que não será substituído. Em seu interior, uma tela OLED curva de 11,9 polegadas para o painel de instrumentos e uma de 14,5 polegadas para o sistema multimídia estão presentes. O cliente também poderá optar por uma tela opcional de 10,9 polegadas para o passageiro.

Audi A5 Avant preto parado de frente em por do sol
A versão Avant do sedan híbrido oferece maior espaço no porta-malas Foto: Audi/Divulgação

Outras inovações incluem um head-up display 85% maior, operado a partir do volante, e o Audi Assistant, que usa o ChatGPT para responder às perguntas dos ocupantes. A nova arquitetura eletrônica E3 1.2, com cinco computadores de alto desempenho, gerencia todas as funções do veículo, desde a condução e assistência até multimídia e conforto.

Preços e mercado; vem para o Brasil?

O Audi A5 e o Audi A5 Avant já estão disponíveis para encomenda na Europa, com lançamento no mercado previsto para novembro de 2024. O preço inicial do sedan básico a gasolina é de 45.200 euros (R$ 266.516), com o Avant custando cerca de mil euros a mais. Recursos de série incluem navegação, porta traseira elétrica e carregador por indução para smartphones.

Apesar do prestígio e das inovações, o futuro do Audi A5 no Brasil ainda é incerto. O modelo perde espaço para os SUVs como Q3 e Q5, o que reflete uma mudança nas preferências dos consumidores brasileiros. A Audi ainda não confirma quando a nova nomenclatura será adotada oficialmente no país.