x
UAI
LISTÃO

Fiat 125 anos: eis 5 clássicos que a marca italiana ressuscitou

Marca italiana já resgatou a própria história em vários modelos: aproveitamos o aniversário para relembrar 5 deles

Publicidade
Fiat entrou em atividade em julho de 1899
Fiat entrou em atividade em julho de 1899 Foto: MARCO BERTORELLO/AFP

A Fiat está completando nada menos que 125 anos de idade: a Fabbrica Italiana di Automobili Torino "nasceu" exatamente no dia 11 de julho de 1899. Naquele mesmo ano, começou a produzir o primeiro carro, o 4 HP. O nome é uma referência à potência do motor de dois cilindros e 697cm³ de deslocamento. Nas décadas seguintes, a empresa já figurava entre as maiores do ramo automobilístico da Europa.

Desde o início do século XX, já existiam representantes importando veículos da marca italiana para o Brasil. Porém, a multinacional só chegou ao país na década de 1970: a fábrica de Betim (MG) entrou em atividade em 1976, produzindo o hatch 147. Curiosamente, a inauguração também ocorreu no mês de julho, mais precisamente no dia 9. São, portanto, 125 da Fiat no mundo e 48 em solo nacional.  

5 carros que tiveram releituras ao longo dos 125 anos da Fiat

A história é longa e, logicamente, vários automóveis icônicos fazem parte dela. Alguns foram tão marcantes que acabaram até sendo relançados: os projetos, claro, foram totalmente refeitos, mas respeitando determinados traços identitários. Para homenagear o aniversário de 125 anos, o VRUM relembra 5 carros da Fiat que ressurgiram no mercado global. Veja, no listão, os modelos originais e as respectivas releituras.  

1- Fiat Topolino

Fiat 500 Topolino, preto, de lado, estacionado, com jardim ao fundo, em foto preto e branca
Topolino foi um dos primeiros carros de proposta popular da história Foto: Fiat/Divulgação

Um dos primeiros carros de proposta popular de que se tem notícia tem papel fundamental na história de 125 anos da Fiat. O modelo em questão é o 500 de primeira geração, que ficou popularmente conhecido como Topolino: o apelido, que em português significa ratinho, se deve a uma semelhança, ao menos aos olhos dos consumidores da época, com o Mickey Mouse. 

Fiat Topolino verde água em paisagem italiana
Fiat Topolino tem design retrô e foi inspirado no Citroën My Ami Buggy Foto: Fiat Topolino tem design retrô e foi inspirado no Citroën My Ami Buggy

O Topolino fez enorme sucesso e foi determinante para que os carros da marca ganhassem projeção fora da Itália. No ano passado, a marca fez uma releitura do icônico modelo, mas com propulsão 100% elétrica. O veículo tem uma ou outra característica em comum com o original, como as dimensões diminutas, mas a Fiat poderia ter caprichado mais no design: afinal, o novo Topolino é só um clone do Citroën Ami. 

2- Fiat 500

Fiat 500 1957
Fiat 500 contribuiu para a motorização da Europa ao longo dos anos Foto: Fiat 500 contribuiu para a motorização da Europa ao longo dos anos

O mais famoso dos carros de toda a história de 125 anos da Fiat foi aquele que originou uma das releituras igualmente mais célebres. O 500 de segunda geração, ou nuova Cinquecento na terra natal, ajudou a motorizar a Itália após a Segunda Guerra Mundial e até hoje serve de inspiração para os produtos da empresa. 

Fiat 500e vermelho está trafegando em via asfaltada, ao fundo é possível observar prédio com arquitetura antiga ao fundo, céu claro com nuvens também é visto.
Versão híbrida será fabricada na mesma planta que 500 elétrico Foto: Stellantis / Divulgação

É verdade que existiram outras linhagens, como aquela quadradinha com o nome escrito por extenso (Cinquecento), lançada na Europa em 1991. Porém, a safra de 2007 é mais lembrada, já que tem design mais fiel ao modelo original. Em 2020, o Fiat 500 ganhou uma atualização e passou a ser oferecido sempre com motorização totalmente elétrica.     

3- Fiat 600

Fiat 600, de lado, estacionado na Praça de São Marcos, em Veneza, na Itália, com mulher debruçada sobre o capô; ao fundo, são vistas várias pessoas caminhando e a catedral, em foto preto e branca
Fiat 600 veio ao mundo em 1955 e logo fez sucesso Foto: Fiat/Divulgação

À primeira vista, o Fiat 600 pode até ser confundido com o 500: afinal, os dois carros são contemporâneos e têm estilo parecido. Porém, o primeiro chegou antes, em 1955, enquanto o segundo estreou dois anos depois, em 1957. Além do mais, o primogênito tem porte um pouco maior, resultando em melhor espaço interno, além de motor mais potente. 

Fiat 600 vermelho de frente estacionado
Fiat 600 une visual retrô e porte de crossover Foto: Foto: Alexandre Carneiro/EM/D.A.Press

Outro ponto em comum é que o 600 também teve reencarnações ao longo da história de 125 anos da Fiat. Porém, a mais recente, de 2023, é que mais reverencia os traços do original. Com propulsão totalmente elétrica, esse modelo, inclusive, está cotado para chegar ao Brasil, via importação. Vale lembrar que o VRUM já o dirigiu na Itália.

4- Fiat 124 Spider

Fiat 124 Sport vermelho, estacionado em local nevado, com a capota aberta e mulher ao volante
Seria o 124 Spider o carro mais bonito da história de 125 anos da Fiat? Foto: Fiat/Divulgação

Carros esportivos também fazem parte da história de 125 anos da Fiat. O mais belo e, possivelmente, mais famoso, foi o 124 Sport: trata-se de um conversível de dois lugares, ou simplesmente Spider, com motor dianteiro, tração traseira e um design irretocável assinado pelo estúdio Pininfarina. Graças a essas características, o roadster se tornou clássico quase instantaneamente após o lançamento, em 1966.

Fiat 124 Spider vermelho, em movimento em estrada, com lago e montanhas ao fundo
Releitura tem vários elementos que remetem ao Fiat 124 Spider original como o formato da grade e dos faróis Foto: Fiat/Divulgação

Em 2016, o esportivo ganhou uma releitura, por meio de uma parceria entre a Fiat e a Mazda. O novo 124 Spider utilizava a plataforma do MX-5, mas trazia motor 1.4 turbo de origem italiana. Tal qual o modelo original, ele teve ainda uma versão preparada pela Abarth. A produção foi breve e acabou encerrada já em 2019, porém, foi o suficiente para o conversível marcar época. 

5- Fiat Panda

Fiat Panda 1980, vermelho, de frente, estacionado em campo gramado, com montanhas ao fundo e céu nublado
Panda de primeira geração é um dos carros mais emblemáticos da história da Fiat Foto: Fiat/Divulgação

Os anos de 1980 foi particularmente memorável na história de 125 anos dos carros da Fiat. Afinal, dois veículos icônicos da marca vieram ao mundo naquela década: o Uno e o Panda. O segundo não é tão conhecido pelos brasileiros quanto o primeiro, mas se tornou um sucesso indiscutível na Europa. Isso, graças à capacidade de encarar caminhos difíceis, ao preço acessível e ao bom projeto assinado por Giorgetto Giugiaro.

Fiat Grande Panda de frente, estacionado, em foto de estúdio, com cenário colorido e guara-sol ao fundo
Grande Panda é o novo carro global da Fiat Foto: Fiat/Divulgação

A aceitação foi tamanha que o Fiat Panda, lançado em 1980, seguiu em produção até os dias de hoje. A quarta geração do modelo, que acaba de ser lançada, traz um design com vários elementos em homenagem ao projeto original. Esse modelo, inclusive, está cotado para chegar ao Brasil, mas pode ser que ele seja rebatizado como Argo ou Uno.