x
UAI
SERVIÇO

Carro usado: 5 perguntas que devem ser feitas antes da compra

Antes de fechar o negócio, é essencial que o comprador esclareça algumas informações

Publicidade
Carros usados podem esconder diversos problemas
Carros usados podem esconder diversos problemas Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A.Press

A aquisição de um carro usado sempre demanda atenção. Afinal, o comprador pode ter surpresas, muitas vezes desagradáveis, com o veículo, quase sempre provocadas por ações irresponsáveis de ex-proprietários. Defeitos ocultos, serviços de reparos malfeitos ou até mesmo problemas legais estão entre os dissabores que podem surgir. 

O VRUM já fez um guia completo de dicas para quem quer comprar um carro usado. Agora, publicamos uma lista mais simples, com 5 perguntas que o interessado deve fazer antes de fechar o negócio. Se a resposta para a maioria delas for "não", é melhor desistir e procurar outro veículo. Confira o vídeo!

1- O carro usado está em situação regular?

Essa é uma premissa elementar: o carro usado precisa estar em situação absolutamente regular. O vendedor deve ter toda a documentação, incluindo o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Também é conveniente verificar se não há multas ou outros débitos em atraso. Desconfie de automóveis que estejam sendo vendidos por terceiros, exceto se for uma loja especializada.

Documento do carro CRLV digital no celular
Documentação em dia é item primordial em qualquer veículo Foto: Número do chassi pode ser encontrado gravado no carro e no documento do veículo

2- Qual é a procedência do veículo?

Estar regularizado é essencial, mas isso não diz tudo sobre o carro usado. O comprador deve procurar saber quantos donos o veículo teve antes do atual, em quais cidades esteve registrado e qual é o motivo da venda. Enfim, deve levantar todas as informações possíveis sobre o histórico do bem. Geralmente, um automóvel que passou por mais mãos têm maiores chances de revelar surpresas desagradáveis. 

3- O carro usado tem histórico de manutenção?

Para permanecer em bom estado com o passar do tempo, qualquer automóvel precisa de manutenção. Confira se o manual traz todos os carimbos das revisões. No caso de veículos mais antigos, certifique-se de que o proprietário tem as notas dos serviços realizados ou se ele realiza os reparos em uma oficina na qual existam registros.  

4- Há como comprovar a quilometragem do hodômetro?

Painel de instrumentos de carro, com hodômetro em destaque
Adulteração de hodômetros é prática comum no mercado de carros usados Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A.Press

Além de assegurar que o veículo teve boa assistência, o histórico de manutenção é útil também para comprovar se os números mostrados no hodômetro são verdadeiros. Afinal, registros de revisões obrigatoriamente mostram a evolução da quilometragem. Caso não haja esse tipo de documentação, é possível contratar um especialista para fazer uma vistoria no carro usado pretendido.  

5- O carro usado ainda tem garantia de fábrica?

Veículos com poucos anos de uso, geralmente chamados de seminovos, ainda podem estar dentro do período de garantia. Porém, mesmo se o prazo concedido pelo fabricante ainda não tiver expirado, a cobertura pode ter sido extinta por algum motivo, como a não-realização de uma das revisões ou pela instalação de um equipamento sem homologação.

Vale lembrar que carros usados adquiridos em lojas, independentemente da idade, têm uma garantia legal de 90 dias. A legislação brasileira determina que essa cobertura é total. Caso o vendedor seja uma pessoa física, não há esse tipo de respaldo. Boris Feldman explica melhor o assunto em vídeo!