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'km/l e' deve mesmo ser usado para medir o consumo dos híbridos?

Inmetro utiliza a unidade 'km/l e' para comparar o consumo de híbridos plug-in e elétricos. Entenda porquê isso pode ser injusto

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BYD king não tem consumo menor que o do Corolla híbrido
BYD king não tem consumo menor que o do Corolla híbrido Foto: Pedro Bicudo/BYD/Divulgação

O crescimento da eletrificação de veículos "bagunçou" ainda mais a aferição do consumo de combustível, já que agora surgiu a necessidade de comparar modelos elétricos, híbridos e a combustão interna. No Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o Inmetro oferece diferentes formas de identificar qual veículo é mais eficiente, mas é preciso saber interpretar a tabela para não cair no "conto do vigário".

O episódio mais recente foi protagonizado pela importadora de carros chineses BYD. Quando a marca lançou o sedan King, muitos veículo especializados divulgaram um consumo de 44,2 km/l (quilômetros por litro), e que esse número "atropelava" o Toyota Corolla híbrido, cujo consumo seria de 18,5 km/l nas mesmas condições, ou seja, com gasolina e na cidade.

"km/l" é diferente de "km/l e"

Acontece que, quem divulgou esse número do BYD King, provavelmente no "calor" do lançamento, não se ateve que esse número de 44,2 km/l na verdade foi dado na unidade "km/l e", que é um equivalente ao quilômetros por litro no modo elétrico.

Nesse cálculo, o consumo elétrico de 1 kw equivale a 120ml de gasolina. Ou seja, não é referente propriamente ao consumo de combustível, mas à eficiência energética. O "km/l e" é informado na tabela de consumo do Inmetro para comparar os elétricos e os híbridos plug-in.

No caso dos elétricos, não é difícil entender, mas no caso dos PHEVs, é preciso deixar claro que esse número diz respeito apenas ao consumo no modo 100% elétrico.

Toyota Corolla azul visto de lado em movimento na rua.
Toyota Corolla HEV Foto: Toyota Corolla

Híbridos plug-in deveriam ser comparados a elétricos?

De certa forma, essa unidade não deveria ser usada para um híbrido plug-in, já que nem sempre o veículo será utilizado em modo 100% elétrico. Logo, nesse caso, o "km/l e" só deve ser usado como base comparativa pensando em trajetos urbanos no modo puramente elétrico.

Mas, para quem roda mais que a autonomia 100% elétrica de um híbrido plug-in, melhor consultar o consumo na tradicional unidade "km/l", já que ela considera um ciclo de rodagem em que tanto o motor elétrico quanto o a combustão interna entraram em uso.

Voltando à comparação entre o Corolla e o BYD King, o sedan da Toyota é um híbrido pleno, que, portanto, não tem medição em "km/l". Abastecido com gasolina, o Toyota HEV tem consumo de 18,5 km/l na cidade e de 15,7 km/l na estrada. Com o mesmo combustível, o consumo do BYD King é de 16,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada.

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