O crescimento da eletrificação de veículos "bagunçou" ainda mais a aferição do consumo de combustível, já que agora surgiu a necessidade de comparar modelos elétricos, híbridos e a combustão interna. No Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o Inmetro oferece diferentes formas de identificar qual veículo é mais eficiente, mas é preciso saber interpretar a tabela para não cair no "conto do vigário".
O episódio mais recente foi protagonizado pela importadora de carros chineses BYD. Quando a marca lançou o sedan King, muitos veículo especializados divulgaram um consumo de 44,2 km/l (quilômetros por litro), e que esse número "atropelava" o Toyota Corolla híbrido, cujo consumo seria de 18,5 km/l nas mesmas condições, ou seja, com gasolina e na cidade.
"km/l" é diferente de "km/l e"
Acontece que, quem divulgou esse número do BYD King, provavelmente no "calor" do lançamento, não se ateve que esse número de 44,2 km/l na verdade foi dado na unidade "km/l e", que é um equivalente ao quilômetros por litro no modo elétrico.
Nesse cálculo, o consumo elétrico de 1 kw equivale a 120ml de gasolina. Ou seja, não é referente propriamente ao consumo de combustível, mas à eficiência energética. O "km/l e" é informado na tabela de consumo do Inmetro para comparar os elétricos e os híbridos plug-in.
No caso dos elétricos, não é difícil entender, mas no caso dos PHEVs, é preciso deixar claro que esse número diz respeito apenas ao consumo no modo 100% elétrico.
Híbridos plug-in deveriam ser comparados a elétricos?
De certa forma, essa unidade não deveria ser usada para um híbrido plug-in, já que nem sempre o veículo será utilizado em modo 100% elétrico. Logo, nesse caso, o "km/l e" só deve ser usado como base comparativa pensando em trajetos urbanos no modo puramente elétrico.
Mas, para quem roda mais que a autonomia 100% elétrica de um híbrido plug-in, melhor consultar o consumo na tradicional unidade "km/l", já que ela considera um ciclo de rodagem em que tanto o motor elétrico quanto o a combustão interna entraram em uso.
Voltando à comparação entre o Corolla e o BYD King, o sedan da Toyota é um híbrido pleno, que, portanto, não tem medição em "km/l". Abastecido com gasolina, o Toyota HEV tem consumo de 18,5 km/l na cidade e de 15,7 km/l na estrada. Com o mesmo combustível, o consumo do BYD King é de 16,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!