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Será?

Embraer apresenta 'carro voador' que chega ao mercado em 2026

Protótipo do eVTOL da Eve Air Mobility, empresa da Embraer, foi apresentado na Inglaterra já em escala real

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Veículo foi apresentado durante a Farnborough Airshow
Veículo foi apresentado durante a Farnborough Airshow Foto: Eve Air Mobility/Divulgação

Para quem acha que estamos atrasados por não termos carros voadores "rasgando" os céus das nossas cidades, saiba que a série animada Os Jetsons se passa em 2062, portanto ainda temos tempo. Mas, estamos chegando lá! A Embraer, por meio de sua empresa Eve Air Mobility, apresentou o protótipo de um "carro voador" (na verdade, um eVTOL) em um evento na Inglaterra.

Os eVTOLs são veículos elétricos de pouso e decolagem verticais. A Embraer aproveitou o Farnborough Airshow para fazer a estreia em escala real do protótipo do "carro voador" no último domingo (21). No entanto, antes e chegar ao mercado, o veículo ainda vai passar por uma série de testes.

Protótipo de eVTOL da Eve Air Mobility, empresa da Embraer, foi apresentado na Inglaterra.
Protótipo é um eVTOL Foto: Eve Air Mobility/Divulgação

Quase 3 mil unidades do eVTOL da Eve Air Mobility já foram encomendados, sendo que quase 15% são de empresas que atuam no Brasil. A expectativa da Embraer é que já em 2026 esses veículo de pouco e decolagem verticais comecem a operar por aqui. Os "carros voadores" serão produzidos no Brasil, na fábrica da Embraer em Taubaté (SP).

Protótipo de eVTOL da Eve Air Mobility, empresa da Embraer, foi apresentado na Inglaterra.
eVTOL é aeronave elétrica de decolagem e pouso verticais Foto: Eve Air Mobility/Divulgação

Como é o caro voador da Embraer?

O eVTOL da Embraer utiliza rotores elétricos para os movimentos verticais (pouco e decolagem) e asas fixas para voar em cruzeiro, abrindo mão de componentes e sistemas para realizar essa transição. Com menos partes móveis e motores elétricos duplos (ou seja, redundância na propulsão), o "carro voador" da Eve Air Mobility ganha em segurança. A empresa ainda elenca como vantagens o baixo custo operacional, eficiência energética e baixo ruído.

"Com dedicação e competência extraordinárias, nossa equipe de engenheiros conseguiu montar com sucesso nosso primeiro protótipo em escala real”.Bordais amplia: “Esse é um passo importante que reforça o nosso compromisso com a segurança, acessibilidade e inovação. Agora, devemos focar na preparação de uma rigorosa bateria de testes, mas vamos além da criação de uma aeronave – estamos desenvolvendo um ecossistema completo de soluções para modelar o futuro da indústria de Mobilidade Aérea Avançada”, declarou Johann Bordais, CEO da Eve Air Mobility.