A Toyota já está trabalhando em cima da 13ª geração do Corolla. A revista eletrônica japonesa Best Car antecipou algumas informações sobre o modelo, que tem previsão de lançamento para 2026 (naquele mercado!). No Brasil, o sedan renovado não chega antes de 2027.
Seguindo o manual da eletrificação (híbrida!), o visual do novo Toyota Corolla vai perseguir um bom coeficiente aerodinâmico, para potencializar o menor consumo de combustível. Assim, a inspiração do design pode estar no Novo Prius, mas certamente menos agressivo, para não assustar o cliente tradicional.
A projeção da 13ª geração do Toyota Corolla que usamos para ilustrar esta matéria foi feita pelo @theottle, que fez exatamente essa mistura das linhas tradicionais do modelo com a aerodinâmica do Prius. Lembrando que, em outros mercado, a família Corolla também conta com carroceria perua e hatchback (como a atual versão esportiva GR).
Nova geração do Corolla terá sistema híbrido plug-in
Outro ponto em que a nova geração do Toyota Corolla promete avançar significativamente é quanto à autonomia da versão híbrida. De acordo com Best Car, as versões de entrada (não híbridas) devem trazer sob o capô um motor 1.5 aspirado de quatro cilindros, que desenvolve 130cv de potência máxima e 15kgfm de torque máximo.
Já as versões híbrida da 13ª geração do Toyota Corolla usarão esse mesmo motor a combustão, mas "amansado" para entregar apenas 100cv de 13kgfm, com o restante de desempenho ficando a cargo do motor elétrico. No entanto, a publicação japonesa ainda não tem informações a respeito desse propulsor.
Para arrematar as opções de motor da nova geração do modelo, a linha Corolla ainda terá uma variante turbo de 180cv e 23kgfm.
Pela primeira vez, o Toyota Corolla contará com uma versão híbrida plug-in (PHEV), aproveitando o know-how do Prius Prime, que alcançou o consumo de 200 km/l em testes oficiais feitos na Europa. Este conjunto híbrido deve entregar uma autonomia na faixa dos 2.100 quilômetros, o que torna o modelo bem competitivo frente aos novos concorrentes chineses.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!