O mundo dos supercarros elétricos está prestes a ganhar um novo protagonista e, dessa vez, com uma marca conhecida no ramo dos smartphones. A Xiaomi busca cada vez mais marcar presença no setor automotivo, agora com o ambicioso SU7 Ultra. Com potência e velocidade elevadíssimas, o carro da Xiaomi está determinado a superar o recorde do Porsche Taycan Turbo GT no icônico circuito de Nürburgring, na Alemanha.
Carro da Xiaomi atinge potência de 1.500cv
Equipado com três motores elétricos desenvolvidos internamente pela Xiaomi na China, o SU7 Ultra gera uma potência combinada extraordinária de 1.500 cv. Tal potência extraordinária coloca o modelo chinês à frente do Taycan Turbo GT da Porsche por uma margem significativa de 448 cv. Mas não é apenas sobre potência bruta; o carro da Xiaomi é projetado para entregar desempenho extremo.
A aceleração é um dos pontos altos deste supercarro elétrico. Com a capacidade de atingir 100km/h em míseros 1,97 segundo, o carro da Xiaomi está no mesmo patamar de modelos lendários como o Rimac Nevera e o Pininfarina Battista. Além disso, alcançar 300km/h leva apenas 15 segundos, graças ao seu poder de propulsão impressionante. Por trás desses números altos está uma combinação de tecnologia avançada e engenharia meticulosa. As baterias de alta performance, fornecidas pela CATL, são especificamente reprogramadas para fornecer uma descarga de energia rápida e consistente no modelo da Xiaomi, alimentando os três motores de forma eficiente.
Com linhas que lembram tanto a elegância da McLaren quanto o estilo robusto do próprio Taycan, o carro da Xiaomi também apela para a estética e aerodinâmica. Um grande aerofólio aumenta downforce e contribui para a estabilidade em altas velocidades.
Um dos segredos do desempenho excepcional do carro da Xiaomi está em seu peso. Com apenas 1.900kg, ele é significativamente mais leve do que outros concorrentes de alta performance, graças ao uso extensivo de materiais como fibra de carbono e outras ligas leves. Isso contribui para o desempenho de aceleração e frenagem e para a maneabilidade e eficiência energética do veículo.
Os freios regenerativos, desenvolvidos em colaboração com a renomada empresa britânica AP Racing, garantem que o carro da Xiaomi possa desacelerar de 300km/h até a inércia em apenas 15 segundos, mantendo o controle e a segurança em altas velocidades. Com um potencial de desaceleração de 2.36 G, do mesmo jeito que o SU7 Ultra acelera rápido, ele também para rápido e com precisão.
Desafios no Circuito de Nürburgring
Apesar de tanta ambição, não é só potência e design que definem um recorde em um circuito icônico como Nürburgring. O carro da Xiaomi é atualmente um protótipo, enquanto o Porsche Taycan Turbo GT é um modelo de produção. Isso significa que o SU7 Ultra e o Porsche Taycan não competem diretamente pelo mesmo título no ranking de Nürburgring. Para estabelecer seu nome entre os mais rápidos no famoso autódromo alemão, o Xiaomi SU7 Ultra terá que superar o recorde atual detido pelo Volkswagen ID.R, que fez história com um tempo de 6:05.336.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas.