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O que já sabemos sobre o Basalt, o SUV cupê da Citroën

Citroën Basalt faz sua estreia em agosto, mas já sabemos quase tudo sobre o SUV cupê: visual, interior e motorização

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SUV cupê foi flagrado em testes na Índia
SUV cupê foi flagrado em testes na Índia Foto: Rushlane/Reprodução

A Citroën segue tentando formar sua nova família de automóveis. Tudo começou com hatchback C3, seguido pelo SUV C3 Aircross. O próximo lançamento da marca francesa será o Basalt, um SUV-cupê que, pelas imagens divulgadas oficialmente do conceito Vision e outras vazadas de veículos em teste de rua, terá um visual bastante atraente.

A dianteira do Citroën Basalt é simplesmente a mesma coisa que a do C3 Aircross, e assim segue até a coluna B. As portas traseiras são exclusivas, já com influência da descaída do teto. As molduras das caixas de roda formam arcos com um recorte na parte superior.

Citroên Basalt será lançado em breve; o que já sabemos sobre o SUV cupê?
Outros flagras do Basalt Foto: Rushlane/Reprodução

A coluna C do Citroën Basalt tem um acabamento em plástico, sendo que a "queda" até a extremidade traseira é acentuada. As lanternas seguem a moda do Aircross, com as extremidades "vazando" até as laterais, mas sem invadir a tampa do porta-malas. Esta, por sua vez, tem um ressalto que sugere esportividade, como um aerofólio.

As dimensões do Citroën Basalt devem ter um pouco mais que os 4,32 metros de comprimento do C3 Aircross, mas a distância entre-eixos certamente será a mesma, com 2,67 metros. Apesar da descaída do teto, o porta-malas deve manter o espaço generoso da carroceria SUV tradicional.

Citroên Basalt será lançado em breve; o que já sabemos sobre o SUV cupê?
Conceito já revela as linhas definitivas do modelo Foto: Citroën/Divulgação

Os detalhes do Citroën Basalt no Brasil

Na Índia, o Citroën Basalt foi flagrado com um interior mais evoluído que o C3 Aircross, trazendo a mais o console central mais elevado e com um apoio de braço integrado, saídas de ar-condicionado para o banco traseiro e comandos dos vidros nas portas. Mas, ainda é incerto se estas mudanças serão trazidas para o Brasil.

Especula-se que o Citroën Basalt vá chegar ao mercado com equipamentos que seu irmão C3 Aircross ainda não oferece - como chave canivete, chave presencial, ar-condicionado digital, carregamento do celular sem fio -, e que devem passar a fazer parte do catálogo do SUV tradicional.

O conjunto mecânico escolhido para o Brasil será formado pelo motor 1.0 turbo T200, com até 130cv de potência e 20,4kgfm de torque, sempre associado ao câmbio automático CVT que simula 7 marchas.

O Citroën Basalt será fabricado no Brasil, na planta de Porto Real (RJ), de onde saem os irmão C3 e C3 Aircross, todos construídos sobre a plataforma CMP. A apresentação global do SUV-cupê será em agosto, na Índia, onde deve chegar antes. No entanto, para o Brasil, o lançamento e chegada às lojas serão ainda em 2024.