x
UAI
Faz xixi!

É perigoso dirigir com a bexiga cheia: mito ou verdade?

É arriscado dirigir com a bexiga cheia devido ao risco do órgão que armazena a urina se romper em caso de acidente? Mito ou verdade?

Publicidade
Dirigir com a bexiga cheia é perigoso?
Dirigir com a bexiga cheia é perigoso? Foto: Arquivo EM

As redes sociais estão repletas de profissionais que aconselham a nunca dirigir com a bexiga cheia devido ao risco do órgão que armazena a urina se romper em caso de acidente. Então, essa dica é mito ou verdade?

De fato, esse é um conselho de amigo, e nós vamos explicar o porquê.

Bexiga cheia pode explodir?

A bexiga está localizada bem na região pélvica do corpo humano, justamente onde o cinto de segurança subabdominal está fixado para te proteger em caso de uma colisão.

Quando a bexiga está vazia, ela fica perfeitamente alojada nessa região pélvica, mas, conforme vai enchendo, tende a se expandir significativamente. Quando está cheio, o órgão que armazena a urina também fica mais tenso. Essa condição facilita o rompimento em caso de uma batida frontal.

No momento de uma batida, para te manter preso ao banco, o cinto de segurança de três pontos exerce uma grande carga tanto a região do tórax quanto a pélvis. Esta última é que pode ocasionar o rompimento ou perfuração da bexiga. Ao se romper, a órgão deixa a urina vazar dentro da cavidade abdominal, o que pode acarretar uma infecção generalizada (sepse).

Vale registrar que esse tipo de lesão pode acontecer mesmo com a bexiga vazia, mas, quando ela está cheia, o risco é potencializado. Assim, mesmo uma colisão menos grave pode levar ao rompimento ou perfuração do órgão que armazena a urina.

A dica é: faça xixi antes de dirigir!

Portanto, dirigir com a bexiga cheia aumenta o risco de sofrer danos em caso de acidentes menos severos. Essa dica, de fazer xixi antes de pegar o volante, é válida tanto para quem vai conduzir o veículo na estrada quanto para trajetos mais curtos, na cidade.

Então, não deixe de fazer xixi antes de iniciar a sua viagem. Se o trajeto for longo, pare regularmente para esvaziar a bexiga. A dica é válida para o motorista e os passageiros. E nunca deixe de usar o cinto de segurança usando como desculpa o risco de romper a bexiga em caso de acidente, já que, se você não usá-lo, os danos serão muito piores.