A etapa 2025 da Stock Car vai aposentar os tradicionais sedans - Opala, Omega, Cruze, Corolla - para adotar os queridinhos da atualidade: os SUVs! A principal categoria do automobilismo nacional divulgou as primeiras imagens do Tracker que vai representar a Chevrolet no próximo ano, entrando no lugar do Cruze.
Mas, principalmente quem não acompanha a modalidade, deve ter estranhado esse veículo apresentado pela Stock Car. Ele não tem nada de SUV e muito menos de Tracker. Essa carroceria - mais longa e baixa - está bem mais para uma perua esportiva, como uma shooting brake.
Carrocerias da Stock Car são muito parecidas
É que, na Stock Car, as carrocerias dos modelos (chamadas de "bolhas") são muito semelhantes entre si. Logo, não espere que as demais marcas e modelos que vão participar da categoria - Toyota Corolla Cross (que substitui o sedan) e Mitsubishi Eclipse Cross - terão veículos muito diferentes.
Abaixo da bolha todos os veículos são idênticos, não importa o modelo. A etapa 2025 marca uma verdadeira revolução na categoria, com veículo totalmente novos. O Tracker Stock Car faz parte do projeto Audace SNG01. Sua carroceria é feita com material compósito, incluindo fibra de carbono, aramida, fibra de vidro e kevlar.
Fim dos motores V8
Além da carroceria "SUV", o ponto que causou mais polêmica entre o público foi a substituição do motor V8 6.8 aspirado por um 2.1 turbo que entrega aproximadamente 500cv de potência. O câmbio de competição é sequencial e semiautomático, com seis velocidades.
A suspensão é independente nas quatro rodas, com triângulos sobrepostos (duplo A) e sistema pushrod, com amortecedores reguláveis. Os freios trazem discos ventilados e pinças de competição com seis pistões na dianteira e quatro na traseira.
O volante foi especialmente fabricado para a Stock Car. O cockpit traz dezenas de funções, câmera interna de 360 graus (que deve ser utilizada em breve nas transmissões das corridas) e também no aplicativo exclusivo que será lançado pela categoria.
"Parabéns! Nota 2! Tá, o jipinho ficou legal, o motor 2.0 4cil pode ter ficado mais forte, mas ainda sou das antigas, carro sedan e motor V8. Essa era a essência da Stock", comentou Gabriel Mokdese no perfil oficial da Stock Car no Instagram.
A primeira aparição do Chevrolet Tracker de Stock Car será no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna, nos dias 27 e 28 de julho, como carro-madrinha.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!