x
UAI
Vem?

Renault começa a vender novo Duster na Turquia. Vem para o Brasil?

Nova geração do Renault Duster é bem mais sofisticada que a atual vendida no Brasil. Será que vem?

Publicidade
Logomarca da Renault não foi colocada na frente do SUV
Logomarca da Renault não foi colocada na frente do SUV Foto: Renault/Divulgação

Não é segredo que o projeto de vários modelos da Renault que fizeram sucesso no Brasil - Sandero, Logan e Duster - são na verdade da Dacia, que pertence ao fabricante francês. Mas a Renault também "embrulha" modelos da romena para outros mercados, e esse movimento mais recente é a nova geração do Duster chegando à Turquia. O veículo é bem mais atual e sofisticado que o nosso. Será que ela também virá para o Brasil?

Antes de responder a essa pergunta, vamos conhecer a nova geração do Renault Duster (ou Dacia Duster!). Seu visual é mais sofisticado e tecnológico, principalmente por causa do conjunto óptico com LEDs. Já as linhas de jipão foram preservadas, com caixas de roda e capô anabolizados, traços sólidos e linha de ombro alta.

Nova geração do Renault Duster será lançada no Brasil?
Linhas de jipão foram mantidas Foto: Renault/Divulgação

O que muda entre Dacia e Renault?

Na "conversão" de Dacia para Renault, curiosamente a nova geração do Duster não recebeu o losango da marca francesa na grade, somente a inscrição "Renault" em letras garrafais. Mas o tradicional logotipo foi colocado na tampa traseira e nas rodas. Fora isso, quase tudo da Dacia foi preservado, até os faróis com a assinatura luminosa em "Y".

O interior também não teve mudanças profundas: basicamente o volante ganhou a logomarca da Renault. O quadro de instrumentos digital é de 7 polegadas, e a central multimídia tem 10 polegadas. O porta-malas é generoso, com 472 litros.

Nova geração do Renault Duster será lançada no Brasil?
Central multimídia tem 10 polegadas Foto: Renault/Divulgação

Naquele mercado a nova geração do Renault Duster tem várias opções de motor: o de entrada é um 1.0 turbo que entrega 100cv de potência, rodando com gasolina e gás; depois vem um híbrido, com propulsor a combustão interna 1.6 (quatro cilindros e aspirado) em conjunto com um elétrico, que rende 145cv; já a versão mais cara, com tração 4x4, usa motor 1.2 turbo com sistema micro híbrido de 48 volts e 130cv.

Nova geração do Duster será vendida no Brasil?

Certo, a nova geração do Duster ficou muito bacana. Mas, ela será vendida no Brasil? Bom, não tão cedo! No início do ano o SUV ganhou um "tapinha" por aqui para tentar representar melhor o posto de topo de gama da Renault. O Vrum já publicou um teste analisando a situação do modelo no segmento.

Nova geração do Renault Duster será lançada no Brasil?
Porta-malas tem 472 litros Foto: Renault/Divulgação