Se você está à procura de uma picape raiz, a nova geração da Mitsubishi L200 Triton Sport está vindo por aí. Apresentada globalmente no ano passado na Tailândia, a picape finalmente deu as caras no país, sendo flagrada em testes próximo a Campinas, em São Paulo. A HPE Automóveis, representante da Mitsubishi no Brasil, confirmou a produção do novo modelo na fábrica de Catalão (GO), onde já são montados a atual L200 e o SUV Eclipse Cross.
O que já se sabe da nova picape L200?
Com design atualizado e várias evoluções em sua construção, a nova Mitsubishi L200 provavelmente carrega a influência da aliança com a Renault e a Nissan. A expectativa é que o conjunto mecânico mantenha o motor 2.4 turbodiesel, mas com possíveis melhorias em potência, consumo e emissões. No entanto, o foco do lançamento deve ser a introdução de um câmbio automático de oito marchas, além das opções já conhecidas de câmbio manual e automático de seis marchas, todas com tração 4x4 com reduzida, característica marcante da marca.
A nova Mitsubishi L200 Triton Sport também cresceu, agora medindo 5,36m de comprimento, 1,93m de largura, 1,81m de altura e distância entre-eixos de 3,13m. Na dianteira, destaca-se a grande grade frontal e os faróis de LED bipartidos. Na lateral, vincos marcantes adornam os para-lamas e a caçamba. Já na traseira, as lanternas em LED e o para-choque com degraus integrados completam o visual imponente.
O interior da nova Mitsubishi L200 Triton Sport tem acabamento mais refinado, com materiais de qualidade e design marcado por linhas retas. A central multimídia tem tela flutuante e o ar-condicionado pode ser digital de duas zonas, proporcionando maior conforto aos ocupantes. O pacote de equipamentos é generoso, com destaque para o sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), que inclui frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e assistente de permanência em faixa.
Sob o capô, a nova Mitsubishi L200 Triton Sport deverá ser equipada com o motor 2.4 turbodiesel, que foi atualizado para atender às futuras normas de emissões do Proconve L8. Com isso, é esperado que o motor entregue 204cv e 47,9kgfm de torque, uma melhoria significativa em relação aos 190cv do modelo atual. Dependendo da versão, a picape poderá vir com câmbio manual ou automático de seis marchas, sempre com tração 4x4 e opções de 4x2 e 4x4 reduzida.
Competição no segmento das picapes médias
A chegada da nova Mitsubishi L200 Triton Sport ocorre em um momento de intensa renovação no segmento de picapes médias. Recentemente, modelos como Ford Ranger, Chevrolet S10 e VW Amarok passaram por atualizações significativas. Além disso, a Toyota Hilux deve trazer novidades em breve, enquanto novas concorrentes como a BYD Shark, a primeira picape PHEV do mercado brasileiro, e a prometida picape híbrida da GWM, prevista para 2025, prometem aquecer ainda mais a disputa.
Quando a nova Mitsubishi L200 será lançada?
Devido à pesada camuflagem nos modelos de teste, a nova L200 deve ser lançada oficialmente no Brasil apenas em meados do próximo ano. Inicialmente, o novo modelo deverá coexistir com a geração atual, que continuará sendo produzida nas versões de entrada. Esta estratégia permitirá que a Mitsubishi mantenha uma gama de preços competitiva, com o novo modelo posicionado em um patamar um pouco acima dos atuais R$ 330 mil.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas