x
UAI
Listão

Os 10 menores carros vendidos no Brasil (Fiat 500 nem tá na lista!)

A história automotiva brasileira está repleta de projetos de subcompactos pra lá de charmosos, além de alguns esquisitões

Publicidade
Romi-Isetta
Romi-Isetta Foto: Fundação Romi/Divulgação

Para quem acha que o Fiat 500 ou o Mobi são carros pequenos, na lista com os 10 menores carros produzidos no Brasil nem consta esses modelos. O ranking começa frio, com um "sem gracíssimo" JAC J2, mas vai esquentando e revelando projetos pouco populares e 100% nacionais. Divirta-se com essa leitura!

Lista com os menores carros vendidos no Brasil.
JAC J2 Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press

10 - JAC J2

  • Comprimento: 3,53 metros
  • Entre-eixos: 2,39 metros

O J2 foi um subcompacto que fez parte da gama da JAC Motors em sua primeira fase no Brasil. Seu motor era um 1.4  que entregava 108cv de potência e um consumo baixo. À época, o pacote de equipamentos era seu grande chamariz, com ar-condicionado, direção elétrica, sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos e faróis de neblina. É o décimo menor carro do Brasil.

Lista com os menores carros vendidos no Brasil.
Caoa Chery iCar Foto: Caoa Cheru//Divulgação

9 - Caoa Chery iCar

  • Comprimento: 3,20 metros
  • Entre-eixos: 2,15 metros

O iCar é um subcompacto 100% elétrico com 61cv e 15,3kgfm de torque. A bateria de 30,8kWh fornece autonomia de 282 quilômetros. Com estrutura em alumínio e carroceria com polímero de alta resistência - além das baterias -, o veículo pesa 995 quilos. O interior comporta até quatro pessoas e o porta-malas é de 100 litros. É o nono menor carro do Brasil.

Lista com os menores carros vendidos no Brasil.
Gurgel BR-800 Foto: Gurgel/Divulgação

8 - Gurgel BR-800

  • Comprimento: 3,19 metros
  • Entre-eixos: 1,90 metro

Lançado em 1988, o Gurgel BR 800 tinha projeto e fabricação 100% nacional. Um dos destaques é o motor Enertron com 792cm³ de cilindrada, de dois cilindros contrapostos e refrigerado a água, que desenvolvia 36cv. O subcompacto foi fabricado até 1991, cedendo espaço ao Supermini, sua evolução. É o oitavo menor carro do Brasil.

Menores carros do Brasil tem modelos com apenas uma fileira de bancos

 

Lista com os menores carros vendidos no Brasil.
Gurgel XEF Foto: Bruno Freitas/EM/D.A Press

7 Gurgel XEF

  • Comprimento: 3,12 metros
  • Entre-eixos: 1,80 metros

Projeto que chama a atenção por ter apenas uma fileira de bancos, mas com três lugares. O motor era um 1.6 da Volkswagen que entregada 56cv. Apesar do visual de mini-sedan, o modelo não tinha porta-malas. O espaço foi usado para alocar o tanque de combustível. Várias peças da carroceria também eram da VW. A produção se deu entre 1982 e 1886, com menos de 200 unidades fabricadas. É o sétimo menor carro do Brasil.

 

Lista com os menores carros vendidos no Brasil.
Emis Art Foto: nivelandoengenharia.com.br/Reprodução

6 Emis Art

  • Comprimento: 3,10 metros
  • Entre-eixos: 1,97 metro

O Emis Art foi lançado em 1984. A carroceria em fibra de vidro misturava componentes da Chevrolet, Fiat e Volkswagen, mas a o chassi era exclusivo. Já a motorização era 1.6 da Volkswagen com dois carburadores. Este subcompacto tem apenas dois lugares e não havia porta-malas, apenas um espaço atrás dos bancos. É o sexto menor carro do Brasil.

 

Lista com os menores carros vendidos no Brasil.
PAG Nick Foto: Alexandre Ule Ramos/carrosegaragem.com.br/Reprodução

5 Dacon PAG Nick

  • Comprimento: 3,04 metros
  • Entre-eixos: 2,02 metros

A Dacon era uma concessionária Volkswagen de São Paulo que tinha tinha uma pequena fabrica de automóveis, a PAG (Projets d'AvantGarde Ltda). O Nick era baseado na Saveiro, que tinha o entre-eixos encurtado em 34 centímetros, alcançando 3,04 metros de comprimento. O conjunto óptico dianteiro era da picapinha, mas as lanternas eram da Santana Quantum. O visual curioso trazia uma espécie de coluna C vazada (sem vidros). O projeto foi assinado por Anísio Campos. O motor era um AP 1.6 com 90cv. É o quinto menor carro do Brasil.

Lista com os menores carros vendidos no Brasil.
Gurgel MotoMachine Foto: Clube do Gurgel de Campinas/Divulgação

4 Gurgel MotoMachine

  • Comprimento: 2,85 metros
  • Entre-eixos: 1,80 metro

O Gurgel MotoMachine tinha um visual curioso, com teto e portas (em acrílico) removíveis. O interior tinha improváveis bancos 2+2, porém o traseiro funcionava melhor como um pequeno compartimento de bagagem. O motor era o mesmo Enertron do BR-800, com 34cv. É o quarto menor carro do Brasil.

Modelo moderno na lista dos menores carros do Brasil

 

Lista com os menores carros vendidos no Brasil.
Smart Fortwo Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press

3 Smart Fortwo

  • Comprimento: 2,69 metros
  • Entre-eixos: 1,86 metro

O Smart Fortwo só foi oferecido no Brasil em sua primeira geração. Trata-se de um carro de dois lugares com concepção mais moderna em segurança, acabamento, itens de conforto e em aproveitamento de espaço interno. Tanto que o modelo oferece um porta-malas de 220 litros. O motor e a tração são traseiros. É o terceiro menor carro do Brasil.

 

Lista com os menores carros vendidos no Brasil.
Dacon 828 Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press

2 Dacon 828

  • Comprimento: 2,65 metros
  • Entre-eixos: 1,65 metro

Lançado em 1982, a carroceria do Dacon 828 foi desenhada por Anísio Campos. É possível identificar os faróis do Passat TS e a grade da Kombi. A "base" era do fusca, cortada, aproveitando a motorização 1.6 "a ar" na traseira. É o segundo menor carro do Brasil.

1 Romi-Isetta

  • Comprimento: 2,30 metros
  • Entre-eixos: 1,50 metro

A Romi-Isetta foi o primeiro veículo de passeio fabricado no Brasil, em 1956, e chega nessa lista como o menor carro vendido no Brasil. O modelo nasceu na Itália do pós-guerra e foi fabricado sob licença em diversos países. Sua composição era maluca: a única porta ficava na dianteira, com o volante "colado", motor traseiro e eixos com tamanhos diferentes.