x
UAI
LISTÃO

Carros usados baratos: 5 opções 'esquecidas' no mercado

Modelos mais acessíveis podem não ser óbvios para os compradores

Publicidade
Carros usados podem esconder diversos problemas
Carros usados podem esconder diversos problemas Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A.Press

Alguns automóveis têm uma passagem tão rápida pelo mercado que, depois de algum tempo, acabam quase esquecidos. Afinal, os poucos exemplares vendidos vão saindo de circulação e, no fim das contas, não demora muito para que eles se tornem figuras raras nas ruas. Mas o caso é que, por isso mesmo, os exemplares sobreviventes tendem a ter preços mais baratos no mercado de carros usados.

O VRUM selecionou 5 desses modelos, todos de marcas com fábrica do Brasil e, assim, com ampla rede de fornecedores: nada de produtos de marcas de nicho, que costumam ter peças mais caras. Vale destacar, porém, que todos os veículos em questão têm mais de 10 anos de uso. Assim, o comprador precisa procurar bastante no mercado de usados e tomar cuidados para encontrar carros que, além de baratos, estejam bons. 

Carros usados esquecidos, porém baratos

Para que o interessado tenha uma ideia dos preços, o VRUM informa os valores médios segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Sem mais delongas, confira o listão de carros usados esquecidos, porém baratos e bons!

1- Renault Symbol

Renault Symbol 2013 prata, de frente, estacionado
Renault Symbol conviveu com a primeira geração do Logan Foto: Renault/Divulgação

  • Preço do Renault Symbol: de R$ 15.944 (Expression 1.6 8V 2009) a R$ 26.211 (Privilège Hi-Flex 1.6 16V 2013)

Há quem torça o nariz para os produtos de marcas francesas, mas o caso é que o Renault Symbol tem mecânica robusta. Afinal, é, grosso modo, um Clio Sedan com carroceria atualizada e interior aprimorado. Os motores 1.6 entregam bom desempenho sem penalizações no consumo ou no preço de manutenção. O modelo permaneceu no mercado brasileiro de 2009 até 2013.   

2- Volkswagen Bora

Volkswagen Bora 2005 prata, de frente, em movimento em via asfaltada
Sedan Bora era baseado no Volkswagen Golf, mas, ao contrário do hatch, não fez sucesso no Brasil Foto: Volkswagen/Divulgação

Preço do Volkswagen Bora: de R$ 14.657 (2.0 manual 2000) a R$ 41.075 (2.0 Flex automático 2011)

A passagem do Volkswagen Bora pelo Brasil não foi curta: ele permaneceu quase 11 anos de mercado. Contudo, as vendas nunca decolaram, de modo que, hoje, o modelo figura entre os carros usados esquecidos e, consequentemente, baratos. O sedan traz sob o capô o mesmo motor 2.0 que equipou o é o Golf IV, do qual é derivado, com tecnologia flex a partir de 2009. Há opção de câmbio automático ou manual.  

3- Chevrolet Sonic

Chevrolet Sonic hatch LTZ 2012 azul, de frente, em movimento em via asfaltada
Sonic era posicionado entre o Onix e o Cruze no portfólio da Chevrolet Foto: Chevrolet/Divulgação

  • Preço do Chevrolet Sonic hatch: de R$ 31.786 (LT manual 2012) a R$ 38.870 (LTZ automático 2014)
  • Preço do Chevrolet Sonic Sedan: de R$ 33.807 (LT manual 2012) a R$ 37.946 (LTZ automático 2014)

Compacto premium da linha Chevrolet, o Sonic esteva à venda no Brasil somente de 2012 a 2014. A gama dispunha do hatch e do sedan, ambos equipados com motor 1.6 16V. A manutenção não é tão simples e acessível quanto a de um Onix ou a de um Prisma, mas passa longe de ser inviável. E a dirigibilidade é, naturalmente, superior. As opções de câmbio são manual de cinco marchas ou automático de seis. 

4- Nissan Tiida

Nissan Tiida 2012 vermelho, de frente, estacionado
Tiida representou a Nissan no segmento de hatches médios Foto: Nissan/Divulgação

  • Preços do Nissan Tiida hatch: de R$ 21.263 (S manual 2008) a R$ 40.495 (SL automático 2013) 

Outro dos carros usados baratos e esquecidas é o Nissan Tiida. A gama teve configurações hatch e sedan, porém o segundo é tão raro que nem consta nos levantamentos da Fipe. Algumas peças exclusivas, como faróis e para-choques, podem ter preços mais elevados, mas, mecanicamente, o modelo não traz surpresas. O motor 1.8 16V é robusto e equipou também as versões top de linha da Livina. Associadas a ele, existiam caixas automática ou manual.   

5- Ford Fiesta Sedan "gatinho"

Ford Fiesta Steet Sedan 2002 cinza, de lado, estacionado em frente a residência de alto padrão
Primeira linhagem do Ford Fiesta Sedan chegou ao país em 2001 Foto: Ford/Divulgação

  • Preço do Ford Fiesta Sedan: de R$ 11.080 (1.0 Street 2001/2002) a R$ 17.194 (1.6 Street 2003/2004)

Se, na safra conhecida popularmente como "gatinho", o Ford Fiesta hatch já não teve vendas lá tão expressivas, o sedan, então... Essa configuração chegou tardiamente ao mercado brasileiro, em 2001, e se retirou já em 2003. Ao contrário do restante da gama, que tinha produção nacional, o modelo com carroceria de três-volumes vinha do México. Os motores 1.0 e 1.6 são da conhecida linha Zetec Rocam.