A busca por soluções para o uso de diferentes fontes de energia é constante na rotina das montadoras. Incluindo a Honda, que anunciou uma nova plataforma, a PF2, que dará origem a modelos a combustão, híbridos e puramente elétricos. Um deles será o novo Honda City, que vai aposentar a geração atual.
De acordo com a imprensa asiática, o novo sedan será lançado no mercado provavelmente em 2028.
A atual dinâmica do mercado automobilístico tem revelado que a realidade da eletrificação, a longo prazo, exige cautela. A aposta em veículos híbridos tem sido a solução adotada por diversas marcas do setor.
A PF2 será a base do novo Honda City
A PF2 foi criada para trazer, além de uma nova arquitetura, um melhor posicionamento em mercados emergentes. Além do Honda City, as novidades previstas incluem novos SUVs, como uma versão inédita, um modelo médio de sete lugares, com previsão para 2027.
A plataforma foi projetada para ser versátil, trazendo motores EV e a combustão interna (ICE). Reforçando a estratégia de múltiplos motores semelhantes aos da Toyota.
Esta novidade não altera o compromisso da Honda de vender apenas EVs ou carros com célula a combustível até 2040. A intenção é só de se adaptar ao mercado na atualidade.
A expectativa da Honda é que a plataforma PF2 fortaleça sua posição no mercado indiano, onde o sedan City e o Elevate perderam espaço. A Índia segue na mira por ser um centro de baixo custo de exportação para a Honda.
Para além do mercado asiático, o Brasil, também considerado país emergente, terá a atual geração do Honda City substituída por essa nova arquitetura lançada na Ásia.
Novo Honda City
Assim como o comportamento de outras marcas como Porsche, Chevrolet Audi, ao invés de uma arquitetura só para EVs, a Honda quer versatilidade e que os modelos possam acomodar diferentes powertrains.
O novo Honda City pode vir com um novo estilo e uma linguagem visual bem diferente do que estamos habituados. Com forte presença de versões híbridas no portfólio.
A Honda não é a única a desenvolver plataformas inovadoras. A Ford esta desenvolvendo uma nova plataforma EV de baixo custo, que visa dar suporte a carros ecléticos menores.
Em resumo, as montadoras parecem estar cada vez mais empenhadas em explorar novas soluções, de maneira eficiente para atender às demandas de cada mercado.
(*) Estagiária sob supervisão do editor
- Confira vídeos do VRUM nos canais do YouTube e do Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!