Empenhada em prolongar a existência do Volkswagen Golf Mk8, a marca quer mantê-lo disponível para os seus fãs por um bom tempo, mesmo com a iminente chegada da próxima geração elétrica prevista para o fim da década.
Em uma recente entrevista à versão holandesa da revista Top Gear, Kai Grünitz, chefe da divisão de desenvolvimento técnico da marca, revelou que o atual Volkswagen Golf pode permanecer em produção até 2035. Ano este que também ocorrerá implementação da proibição de vendas de novos modelos com emissões de carbono nos países da União Europeia, embora veículos que utilizem combustíveis sintéticos neutros em carbono ainda possam ser comercializados.
Volkswagen Golf terá mudanças nos próximos anos?
Lançado em 2019, o Volkswagen Golf Mk8 usa a plataforma MQB, que já era utilizada pelo Mk7 desde 2012, e a marca não pretende desenvolver uma nova. Isso porque, ainda segundo Grünitz, a plataforma atingiu a "perfeição MQB". É tradicional que a linha Golf tenha ciclos de vida mais prolongados como o Golf Mk6, que foi uma atualização do Mk5, e permaneceu no mercado até 2016, acumulando 13 anos de produção.
Apesar de enfrentar problemas de software no início, Grünitz garante que essas questões foram resolvidas e, com isso, não é apenas o Volkswagen Golf o beneficiado, mas modelos como o Skoda Octavia, SEAT Leon e Audi A3 também. A recente reestilização do Golf pode não ser a última, considerando a intenção da Volkswagen de manter o modelo em produção por mais 11 anos. Possíveis atualizações futuras podem incluir o retorno do câmbio manual nas versões do Golf GTI e R, além de mais botões físicos para melhorar a usabilidade e experiência do usuário.
Regulamentações atingirão produção do Golf
A continuidade da produção do Volkswagen Golf Mk8 até 2035 não o isenta de futuras regulamentações. Se os ajustes para adequar o modelo às novas normas se tornarem proibitivamente caros, a Volkswagen pode adotar uma abordagem de descontinuar o hatch. Por isso, Grünitz não descarta a possibilidade de aposentar o Golf antes de 2035, não apenas devido às emissões, mas também por questões de custo/benefício.
Vida longa do Golf Mk1
Mesmo com um ciclo de vida potencial de 15 anos, o Volkswagen Golf Mk8 não superaria a longevidade do Golf Mk1. Lançado em 1974, e substituído pelo Mk2 na década de 1980, o Mk1 continuou a ser produzido como Citi Golf na África do Sul até 2009, totalizando 35 anos de produção. Essa longevidade é um testemunho da adaptabilidade e popularidade do modelo, consolidando o Volkswagen Golf como um ícone automotivo.
- Confira vídeos do VRUM nos canais do YouTube e do Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!