x
UAI
O retorno

Ford Fiesta poderá ressurgir das cinzas como elétrico em 2026

De acordo com publicação inglesa, a Ford pretende lançar diferentes carros elétricos compactos a partir de 2026 e o Fiesta poderá ser um deles

Publicidade
Um dos modelos mais conhecidos da Ford pode retornar em 2026 em versão totalmente elétrica
Um dos modelos mais conhecidos da Ford pode retornar em 2026 em versão totalmente elétrica Foto: Ford/Divulgação

A Ford parece ter voltado atrás na decisão de encerrar a produção do Ford Fiesta com motor de combustão interna na Europa, fato ocorrido em julho de 2023. Isso porque, de acordo com informações da revista britânica Autocar, a fabricante americana planeja lançar diversos carros elétricos compactos a partir de 2026, o que pode incluir o retorno do famoso Fiesta.

Um ex-engenheiro da Tesla foi adicionado à equipe da Ford para comandar a missão de criação de uma nova plataforma dedicada exclusivamente a modelos elétricos compactos, incluindo potenciais sucessores do Ford Fiesta. O objetivo da marca americana é produzir carros menores e mais econômicos do que os atuais da Ford.

A Ford revelou que o primeiro carro baseado nessa nova plataforma deverá chegar ao mercado entre o fim de 2026 e o início de 2027. O lançamento ocorrerá primeiro nos Estados Unidos, seguido pela Europa. Há especulações de que o primeiro modelo pode ser a nova geração do Puma europeu, mas o retorno do Ford Fiesta é altamente esperado devido ao seu histórico de sucesso em vendas.

Ford Fiesta verde de traseira estático no estúdio em fundo cinza
Ford está desenvolvendo uma arquitetura inovadora que promete criar os carros elétricos mais eficientes do mundo Foto: Ford/Divulgação

Ford Fiesta pode voltar como elétrico após investimentos em tecnologia

Para desenvolver essa nova geração de carros elétricos – um deles pode ser o Ford Fiesta –, a marca está investindo significativamente em recursos humanos e tecnológicos. A equipe que trabalha na nova plataforma é composta por cerca de 300 especialistas, incluindo engenheiros vindos de empresas como Tesla, Rivian e Apple, além de especialistas em aerodinâmica da Fórmula 1. 

Recentemente, a Ford explicou que a nova arquitetura provavelmente utilizará a tecnologia de bateria de lítio-ferro-fosfato (LFP), conhecida por seu custo mais baixo e rápida adoção nos carros elétricos, podendo impactar futuros modelos como o Ford Fiesta. Com isso, a marca tem o objetivo de tornar os novos carros mais acessíveis ao público, sem comprometer a autonomia e a eficiência.

Os próximos modelos, incluindo o novo Ford Fiesta, de acordo com a Ford, serão diferentes e não seguirão os padrões convencionais de design. Pretendendo oferecer carros elétricos com estilos únicos e diferenciados dentro de seus respectivos segmentos, a expectativa é que esses novos compactos apresentem um design que promete chocar os consumidores, principalmente os que gostam de elementos mais modernizados.

Três Ford Fiesta branco azul e verde, todos de frente, estáticos no asfalto
Especialistas de Tesla, Rivian, Apple e Fórmula 1 trabalham juntos no projeto de novos veículos elétricos compactos da Ford Foto: Ford/Divulgação

 Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas