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Um clássico!

Recaro, fabricante de bancos automotivos, pede falência na Alemanha

Pedido de falência vale justamente para a divisão de bancos automotivos da Recaro, já que a produção voltada para a aviação e até as cadeiras gamers vai bem

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Os famosos bancos do Gol GTi
Os famosos bancos do Gol GTi Foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press

"Ingrediente" fundamental para os carros esportivos brasileiros nas décadas de 1980 e 1990, os bancos Recaro ficaram na memória em modelos clássicos nacionais como Gol GTi, Escort XR3, entre outros. No entanto, a má notícia vem da Alemanha: o fabricante de assentos entrou com pedido de falência, o que pode levar à extinção da marca que virou grife entre os aficionados por carros.

Os veículos esportivos estão tão em baixa, que, enquanto a divisão de veículos da Recaro está afundando, a que fabrica assentos de avião e cadeiras gamers está indo bem. A grife que nasceu como um encarroçadora também é muito querida nos estádios de futebol da Europa, cuidando do banco de reservas de várias equipes. No Brasil, o São Paulo FC também usa esses assento no Morumbi.

Atualmente, a Recaro fornecia seus bancos esportivos para modelos como o Audi R8 e o Ford Fiesta ST, além de marcas como Porsche e BMW.

Recaro, grife de bancos esportivos, pediu falência na Alemanha.
Assentos esportivos do Ford Fiesta ST Foto: Ford/Divulgação

Falência da Recaro afeta 215 funcionários

No entanto, não é de hoje que a Recaro flerta com a falência. Uma matéria do The Drive relata que a marca de bancos esportivos automotivos foi vendida várias vezes nos últimos tempos, sendo que a última foi há quatro anos, quando um fundo de investimentos adquiriu a empresa. De acordo com o Auto Bild, da Alemanha, os 215 funcionários da empresa vinham trabalhando com salários reduzidos e atrasados para contribuir com a estabilização financeira da empresa.

A Recaro entrou com o pedido de falência no último dia 29, segunda-feira, em um tribunal alemão. As autoridades nomearam o advogado Holger Blümle como administrador temporário. É ele que deve examinar a situação econômica da Recaro Automotive GmbH e monitorar a gestão.

Devido à colaboração do funcionários, o sindicato IG Metall ficou surpreso com o pedido de falência da Recaro, exigindo transparência aos membros da equipe de gestão e ao tribunal responsável pelos procedimentos de falência da empresa. Já o chefe do conselho de trabalhadores, Frank Bokowits, expressou desapontamento com as ações da administração.

 

Recaro, grife de bancos esportivos, pediu falência na Alemanha.
Estádio do São Paulo utiliza banco de reservas da Recaro Foto: Igor Amorim/saopaulofc.net