x
UAI
Luxo elétrico

Audi A6 agora é elétrico com duas opções de carroceria; vem para o Brasil?

Audi A6 e-tron traz duas opções de carroceria e promete impressionar com uma autonomia de até 750 quilômetros, motor de 551cv na versão S6 e recarga ultrarrápida

Publicidade
Com a tecnologia de 270 kW, o Audi A6 e-tron tem recarga rápida de 10% a 80% em apenas 21 minutos
Com a tecnologia de 270 kW, o Audi A6 e-tron tem recarga rápida de 10% a 80% em apenas 21 minutos Foto: Audi/Divulgação

Após três anos desde sua estreia como conceito no Auto Shanghai, na China, a Audi revela oficialmente as versões de produção do Audii A6 e-tron. Disponível em duas opções de carroceria, sedan e perua, o modelo de luxo chega com motorização elétrica e o lançamento no Brasil já está confirmado.

Elétrico, Audi A6 tem autonomia de até 750 quilômetros

O Audi A6 e-tron é construído sobre a plataforma Premium Performance Electric (PPE), a mesma utilizada pelo Q6 e-Tron e pelo Porsche Macan EV. Existem duas motorizações principais disponíveis para o A6 e-tron: o A6 e-tron Performance com tração traseira, que entrega 367cv, e o S6 e-tron, que conta com tração integral e oferece potência de 504cv, podendo chegar a 550cv com o modo de controle de largada ativado. Esse desempenho significa que, enquanto o A6 e-tron Performance é mais potente que o Q6 e-Tron, o S6 e-tron é um pouco menos potente do que o SQ6.

Com baterias de 100kWh, a autonomia dos modelos chega a impressionantes 750 quilômetros para o Sportback e 720 quilômetros para o Avant, segundo o ciclo europeu WLTP. A versão esportiva S6 também se destaca: a potência atinge 503cv, podendo chegar a 551cv com o modo de lançamento ativado. Tanto o sedan quanto a perua aceleram de 0 a 100km/h em apenas 3,9 segundos e alcançam velocidade máxima de 240km/h. A autonomia para a versão S6 e-tron Sportback é de 670 quilômetros, e para o S6 e-tron Avant é de 640 quilômetros. A recarga rápida também é um ponto forte, com a capacidade de recarregar de 10% a 80% em apenas 21 minutos em estações de 270kW.

Novo Audi A6 não economizou na tecnologia

Além do desempenho, o novo Audi A6 e-tron se destaca também pela inovação tecnológica, como a suspensão pneumática adaptativa, que ajusta a altura da carroceria em quatro níveis diferentes. Isso permite que o veículo se adapte a diferentes condições de estrada e estilos de condução.

Em termos de design aerodinâmico, o Audi A6 e-tron não ficou para trás. O coeficiente de arrasto é uma medida de como o ar flui ao redor do carro e quanto dessa força do ar contribui para o arrasto, ou resistência ao movimento. Quanto menor o coeficiente de arrasto, menos resistência o carro enfrenta ao se mover, o que melhora a eficiência do combustível e a autonomia dos carros elétricos.

Traseira de Audi A6 e-tron Sportback branco parado com paisagem de montanhas e céu rosado ao fundo
Versão Sportback de Audi A6 e-tron traz autonomia de até 750 quilômetros Foto: Audi/Divulgação

Para o Audi A6 e-tron, o coeficiente de arrasto é de 0,21 na versão Sportback, e 0,24 na versão Avant. Valores estes extremamente baixos, indicando que o carro foi projetado para reduzir ao máximo a resistência do ar, com um desempenho mais silencioso e estável durante a condução.

A frente do carro também promete contribuir para a eficiência aerodinâmica, contando com entradas de ar laterais que ajudam a direcionar o fluxo de ar ao redor do Audi A6 elétrico de forma mais eficiente. Além disso, estão presentes grade fechada e faróis com design tridimensional, também projetados para minimizar a resistência do ar. Suas rodas variam de 19 a 21 polegadas, de acordo com a configuração escolhida. 

Interior sofisticado

O interior do Audi A6 e-tron não deixa a desejar no quesito sofisticação. O carro elétrico conta com três telas digitais: um painel de instrumentos de 11,9 polegadas, uma central multimídia de 14,9 polegadas e um visor para o passageiro dianteiro de 10,9 polegadas. O modo de privacidade disponível no visor do passageiro permite assistir filmes e séries sem distrair o motorista.

Teto solar panorâmico de Audi A6 e-tron
O teto solar panorâmico do Audi A6 e-tron pode alternar entre transparente e opaco ao toque de um botão Foto: Audi/Divulgação

Opcionalmente, o carro elétrico pode ser equipado com um head-up display com realidade aumentada, que projeta informações importantes diretamente no para-brisa. Entre os equipamentos de segurança, o Audi A6 conta com teto solar panorâmico e assistente de condução adaptativo plus.

Preços do novo Audi A6 e chegada ao Brasil

Na Europa, a partir de setembro deste ano, os interessados no Audi A6 já poderão fazer suas encomendas. Os preços para as versões iniciais começam em 75.600 euros (aproximadamente R$ 464 mil) para a versão Sportback e podem chegar a 101.150 euros (cerca de R$ 621 mil) para a versão esportiva Avant. No Brasil, embora o lançamento estivesse previsto para novembro, a chegada pode sofrer alterações conforme os prazos europeus.

Traseira de Audi A6 e-tron Sportback cinza esuro em movimento em rua asfaltada com prédio de vidro ao fundo
No Brasil, a chegada está prevista para novembro, podendo sofrer alterações Foto: Audi/Divulgação

  Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas