O flagra de um Duster de terceira geração, vendido na Europa sob as marcas Renault e Dacia, conforme o mercado, levantou a discussão a respeito de um possível e próximo lançamento do SUV renovado no Brasil. Mas, não se trata disso. O modelo recebeu um "tapinha" no início do ano para tentar suprir o papel do finado Captur, e assim deve permanecer por algum tempo.
Mas, o que estaria fazendo um Duster de terceira geração, devidamente camuflado, em cima de um caminhão em uma rodovia brasileira? Aliás, esse flagra foi publicado no perfil de João Del Arco (@joao_delarco), enviado pelo seguidor Gustavo Okawa.
Novo Renault Duster é 'mula' para SUV inédito
Provavelmente a carroceria do novo Duster está sendo utilizada como mula para o teste de outro modelo. As "mulas" são carrocerias que já existem montadas sobre plataformas de veículos que ainda serão lançados para testes de rua. Um exemplo recente disso é um Volkswagen Virtus utilizado como mula para testar a inédita picape Tarok.
E qual seria o modelo que realmente está sendo testado pela Renault do Brasil utilizando a carroceria do Duster de terceira geração? A marca já anunciou que pretende lançar no Brasil um SUV de porte médio. Logo, o flagra indica que esse modelo já está em fase de testes.
Como será o SUV cupê?
O SUV médio da Renault - disfarçado de novo Duster - terá carroceria cupê, ou seja, com uma descaída gradual do teto. Esse tipo de carroceria se torna tendência à medida que entrega melhor coeficiente aerodinâmico, ajudando o modelo a atingir baixa emissão de gases de efeito estufa (CO2).
O modelo será construído sobre a plataforma RGMP (Renault Group Modular Platform), a mesma do Kardian, que por sua vez é a mesma CMF-B utilizada pelo Duster de terceira geração. No entanto, esse novo SUV cupê da Renault terá dimensões maiores. Enquanto o Duster tem 4,35 metros de comprimento e 2,67m de entre-eixos, essa plataforma consegue entregar até 4,90 metros de comprimento e 3m de entre-eixos, provavelmente as medidas da nova geração da Oroch, aguardada para 2027.
A motorização será a 1.3 turbo, com até 170cv de potência e 27,5kgfm de torque, com câmbio automático CVT de oito marchas simuladas. Esse SUV será fabricado na planta de São José dos Pinhais (PR) e já chega em meados de 2025.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!