De São Paulo (SP) - Depois de uma primeira incursão no segmento de elétricos com a linha Bolt, a Chevrolet volta a oferecer um veículo de propulsão "verde" no Brasil: o Blazer EV. O modelo, porém, está em um patamar superior de mercado, em todos os sentidos, incluindo porte, equipamentos e... Preço. O fabricante ainda não revelou qual será o valor de compra, informação que só será divulgada em setembro, quando a novidade chegará ao mercado. Porém, antecipou que mira em produtos de marcas premium. Assim, é de se esperar algo, na melhor das hipóteses, na casa de R$ 300 mil.
Pois é, não será um automóvel com grande volume de vendas. O Chevrolet Blazer EV foca em um público com elevado poder de compra, até porque são esses consumidores que têm se interessado mais pelos carros elétricos, ainda inacessíveis para o público geral. Assim, o modelo chegará ao país na versão única RS, com visual mais esportivo, que inclui rodas de 21 polegadas, e muitos equipamentos.
O Chevrolet Blazer EV vem com teto solar panorâmico, sistema de som premium da marca Bose com 8 alto-falantes e um pacote completo de assistentes à condução, que inclui alertas de ponto cego com correção ativa e capacidade de detectar ciclistas, alertas de tráfego cruzado na traseira e na dianteira, controlador adaptativo da velocidade de cruzeiro e visão em 360 graus com imagens projetadas no retrovisor interno. Opcionalmente, o fabricante oferecerá a blindagem da carroceria, com garantia de fábrica: é outro indício do posicionamento de topo no mercado.
Como é o Chevrolet Blazer EV?
Além de equipado, o interior do Chevrolet Blazer EV tem ares tecnológicos, a começar pela central multimídia. Além de uma enorme tela de 17,7 polegadas, o aparelho traz a ferramentas Google Bult-in, com grande nível de conectividade, tal qual na caminhonete Silverado. Como já é de praxe nos veículos da marca, ela se integra ao quadro de instrumentos, cuja tela tem 11 polegadas e também é personalizável. O motorista pode ajustar também a iluminação interna ao próprio gosto: são nada menos que 26 cores disponíveis.
Externamente, o modelo chama a atenção pela carroceria que, apesar de seguir o estilo SUV, é relativamente baixa, com 1,65m de altura. No mais, o modelo é corpulento, com 4,88m de comprimento, 1,98m de largura e 3,09m de distância entre-eixos. Chama atenção, na dianteira, a fita de LEDs que une os faróis e perpassa pelo logotipo do fabricante, também iluminado.
Autonomia e mecânica do Chevrolet Blazer EV
A plataforma do Chevrolet Blazer EV é a Ultium, utilizada nos novos carros elétricos da GM. A bateria, com 102 kWh de capacidade, fica posicionada entre os eixos, sob o assoalho, como é de praxe nesse tipo de veículo. O motor de tração movimenta o eixo traseiro e desenvolve 347 cv de potência, além de 44,9 kgfm de torque. O fabricante anuncia uma aceleração de zero a 100 em 5,8 segundos e uma velocidade máxima de 190 km/h.
Item fundamental em qualquer carro elétrico, a autonomia do Chevrolet Blazer EV é de 481 km, já no padrão brasileiro do Inmetro. De acordo com o fabricante, em um carregador ultrarrápido, bastam 40 minutos para atingir 80% do nível de carga da bateria. O procedimento pode ser realizado em até 22 kW em corrente alternada (AC) e em 190 kW em corrente contínua (DC).
A plataforma do Chevrolet Blazer EV é a Ultium, utilizada nos novos carros elétricos da GM
Foto: Chevrolet/Divulgação
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!