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LISTÃO

Carros nacionais: veja 5 que tiveram novas gerações canceladas

Conheça 5 projetos curiosos que acabaram engavetados, por diferentes motivos

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6293de6e volkswagen voyage bolinha prata prototipo ao lado de polo classic vermelho ambos de frente
6293de6e volkswagen voyage bolinha prata prototipo ao lado de polo classic vermelho ambos de frente Foto:

Com mais de 60 anos de história, a indústria automobilística brasileira criou vários produtos muito interessantes. Porém, nem tudo o que foi idealizado, ganhou forma: vários projetos foram cancelados ainda nas fases iniciais, por diferentes motivos. Entre eles, figuram propostas de novas gerações para carros nacionais que já estavam estabelecidos no mercado.  

Eis os 5 carros nacionais cujas novas gerações foram canceladas

Hoje, o VRUM resgata a história exatamente desses modelos: o listão a seguir mostra 5 projetos que dariam origem a novas gerações de carros nacionais. Todos eles acabaram sendo cancelados, mas, ainda assim, demonstram o talento e a capacidade dos designers e dos engenheiros que atuam no país. Confira o listão!

1- Chevrolet Opala

Protótipo do Chevrolet Opala de segunda geração, prata, de traseira, estacionado
Sucessor do Opala teria linhas arredondadas Foto: Reprodução

Talvez o mais icônico dos carros nacionais da Chevrolet, o Opala permaneceu no mercado por 24 anos. Porém, apesar de ter sofrido várias atualizações, nunca ganhou uma nova geração propriamente dita. Mas o caso é que, além de derivações como um hatch e uma picape, que não foram lançadas, o fabricante iniciou o desenvolvimento, a partir do zero, até de um sucessor totalmente inédito. O projeto em questão é conhecido como 1750 e chegou a originar um modelo em tamanho real.

A ideia surgiu a partir de uma concorrência interna que a subsidiária brasileira da General Motors (GM) disputou para produzir minivans. Então, a plataforma desses veículos, originaria também um sedan de linhas arredondadas e modernas para o padrão da época. Porém, a fabricação dos monovolumes acabou ficando a cargo da matriz estadunidense mesmo. Consequentemente, o projeto 1750 foi cancelado, e a multinacional optou pelo Omega para suceder o Opala.

2- Volkswagen Voyage

Protótipo do Volkswagen Voyage de segunda geração, "bolinha", prata, de traseira, estacionado
Voyage G2 tinha linhas harmoniosas, mas foi preterido em prol do Polo Classic Foto: Reprodução

A trajetória do Voyage sofreu uma interrupção entre 1995 e 2008, período em que o modelo simplesmente esteve fora de linha. Isso ocorreu porque a Volkswagen cancelou a segunda geração do modelo, que vinha sendo desenvolvida pela subsidiária local: a gama que o mercado brasileiro apelidou de "bolinha" teve apenas o Gol, a Parati e a Saveiro.

Para ocupar a lacuna deixada pelo Voyage, a Volkswagen optou por trazer o Polo Classic da Argentina. Consta que essa decisão foi fruto de um desentendimento interno envolvendo uma equipe de design. De qualquer modo, após o ressurgimento, o sedan acabou saindo definitivamente de linha em 2022. 

3- Ford Del Rey

Ford Del Rey II protótipo de traseira
Ford Del Rey II protótipo de traseira Foto:

Lançado em 1980, o Del Rey começou a enfrentar concorrência pesada a partir de 1982, com o lançamento do Chevrolet Monza, e de 1984, com a chegada do Volkswagen Santana. Mais modernos, os concorrentes expuseram as limitações do sedan da Ford, que, no fim das contas, era só uma derivação do Corcel II. Diante disso, a multinacional começou a desenvolver o projeto Omega II (nenhuma relação com o homônimo da Chevrolet), que consistia em uma nova geração para o modelo.

O novo Del Rey teria uma carroceria mais arredondada e maior, para ampliar o espaço interno, além de motor 2.3. Porém, o projeto foi cancelado após a crianção da Auto Latina, em 1987, que uniu Ford e Volkswagen em uma joint-venture. Só em 1991 chegou ao mercado a nova carros nacionais de luxo da marca: o Versailles e Royale, baseados no Santana e na Quantum respectivamente. 

4- Ford Courier

Projeção de caminhonete baseada no Ford EcoSport
Projeção de caminhonete baseada no Ford EcoSport Foto:

Outro projeto que a Ford cancelou foi o de uma caminhonete compacta baseada no EcoSport, cujo lançamento data de 2003. Essa picape, que deveria substituir a Courier, seria a primeira do gênero derivada de um SUV compacto, como é o caso, hoje, da Chevrolet Montana e da Renault Oroch. Porém, o projeto foi vetado pela matriz, que então priorizava produtos globais e não quis investir em um modelo local.

Consta que a ideia de criar uma picape voltou à tona com o lançamento da segunda geração do EcoSport, em 2012, mas teria sido novamente vetada. Assim, a Courier original, lançada em 1997, só saiu de linha em 2013 e não deixou substituta. Vale lembrar que a própria Ford extinguiu toda a gama de carros nacionais em 2021, quando fechou as fábricas no país e passou a atuar como importadora.  

5- Gurgel Supermini

Protótipo de atualização para o Gurgel Supermini, branco, de lado, estacionado
Gurgel não teve recursos para produzir o novo Supermini Foto: Editora Abril/Reprodução

Os últimos anos de atuação da Gurgel foram conturbados: fabricante entrou em concordata em 1993 e manteve um ritmo de produção irregular até fechar definitivamente as portas, em 1996. Porém, João do Amaral Gurgel, fundador e dirigente da empresa, seguiu projetando veículos e tentando encontrar novas soluções enquanto pôde. Uma das últimas criações foi um Supermini com nova carroceria, que incluía traseira de corte mais reto e janelas arredondadas.

Nesse ponto, vale recapitular que o Supermini foi o último dos carros nacionais da Gurgel a chegar ao mercado. Lançado em 1992, ele substituiu o BR-800, com o qual compartilhava características como o porte subcompacto e o motor de dois cilindros de projeto próprio. Tais modelos entraram para a história da indústria nacional e materializaram o objetivo de João do Amaral Gurgel de produzir automóveis pequenos e acessíveis.