De Barra de Santo Antônio (AL) – A Peugeot apresentou a nova geração do 2008, que chega a partir de hoje às concessionárias da marca. O SUV foi totalmente renovado – visual, conjunto mecânico e interior – e, finalmente, ganhou a plataforma CMP, a mesma do irmão 208, que será utilizada em todos os compactos da Stellantis.
SUV compacto ficou mais encorpado
O visual do novo Peugeot 2008 ficou mais encorpado, uma espécie de mini 3008. Na dianteira, destaque para a nova logomarca do leão. Além dos faróis em LED e a grade, chama a atenção a assinatura luminosa com três barras de LED simulando as garras de um felino.
As laterais trazem linha de cintura elevada e rodas de 17 polegadas para todas as versões. Na traseira, destaque para as lanternas interligadas por um elemento em preto.
Nova geração do Peugeot 2008 mantém o i-Cockpit
O interior do novo Peugeot 2008 continua apostando no conceito i-Cockpit, onde todos os comandos estão ao alcance do motorista.
A peça em destaque do painel é o pequeno volante esportivo, com base achatada. Ainda está disponível quadro de instrumentos digital de 10 polegadas, com visual 3D na versão de topo GT.
O sistema multimídia tem tela de 10 polegadas com espelhamento sem fio do smartphone. O console central conta com apoio de braço e freio de estacionamento acionado por botão.
Essa nova geração do Peugeot 2008 tem mais 7 centímetros de distância entre-eixos em relação à anterior, o que resultou em uma melhoria no espaço interno. No entanto, o porta-malas perdeu volume, indo para 374 litros (VDA), mas ainda tem um bom espaço para bagagens.
SUV ganhou motor 1.0 turbo
Todas as versões do novo Peugeot 2008 são equipadas com o motor T200 da Stellantis, um 1.0 turbo com até 130cv de potência e 20,4kgfm de torque. A transmissão é automática, tipo CVT, de sete velocidades.
Novo Peugeot 2008: preços e versões
O novo Peugeot 2008 chega ao mercado em três versões que, até o fim desse mês de agosto, têm preços promocionais. No entanto, os preços de tabela não foram divulgados pelo fabricante. Confira os principais itens por versão:
Active: R$ 119.990
- Quatro airbags;
- Ar-condicionado automático digital;
- Acendimento automático dos faróis;
- Sensor de chuva;
- Freio de estacionamento eletrônico;
- Banco do motorista com regulagem de altura;
- Retrovisores externos com comandos elétricos;
- Luzes indicadoras de direção nos retrovisores;
- Câmera e sensor de estacionamento traseiro;
- Faróis em LED;
- DRL em LED;
- Rodas de liga leve 17 polefadas diamantadas;
- Nova central Peugeot i-Connect 10,3 polegadas;
- i-Cockpit 2D digital.
Allure: R$ 129.990
- Alerta de ponto-cego;
- Visio Park 360 graus;
- Carregamento de smartphone por indução;
- Rebatimento elétrico dos retrovisores;
- Bancos revestidos em couro;
- Chave presencial;
- Sensor de estacionamento dianteiro.
GT: R$ 149.990
- Teto solar panorâmico;
- Alerta de colisão;
- Frenagem de emergência automática;
- Auxílio de farol alto;
- Reconhecimento automático de sinalização de velocidade;
- Detector de fadiga;
- Alerta e correção de permanência em faixa;
- Conjunto óptico full LED;
- Teto biton;
- i-Cockpit 3D;
- Identidade GT com badge, adesivo e tapetes exclusivos;
- Grade bodycolor;
- Pedais esportivos em alumínio;
- Paddle Shift para troca de marchas no volante;
- Bancos exclusivos revestidos em couro com costura verde GT;
- Seis airbags.
(*) Jornalista viajou a convite da Peugeot
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas