x
UAI
VI UM GATINHO!

Dia do Gato: carros inspirados nos felinos; logo da Tesla é um focinho?

Em homenagem ao Dia do Gato, conheça os carros da GWM inspirados em felinos

Publicidade
--
-- Foto: Arte/Equipe Vrum

Hoje, 8 de agosto, é celebrado o Dia Internacional do Gato, data que homenageia os felinos encantadores e super fofos! Para marcar a ocasião, trouxemos dois modelos de carros elétricos da GWM que, além de se destacarem no mercado dos eletrificados, trazem em seus nomes e inspirações um toque felino: o Ora 03 GT, anteriormente conhecido como Funky Cat, e o Ora Ballet Cat, o 'Fusca chinês'.

Ora 03 GT ou 'Gato Descolado'

O Ora Funky Cat, rebatizado no Brasil como Ora 03 GT, é um dos carros elétricos mais bem-sucedidos da GWM, com quase 3.800 emplacamentos na Alemanha entre janeiro e outubro de 2023. Trata-se de hatchback compacto, que já se consolidou como um forte concorrente de modelos como o MG4 Electric, Renault Megane Electric e o VW ID.3, e passou a adotar a nova nomenclatura neste ano. O movimento faz parte de uma estratégia da GWM para padronizar seus modelos, utilizando números que indicam o porte dos veículos.

Ora 03 GT verde escuro de frente parado em fundo neutro
O Ora 03 GT era anteriormente conhecido como Funky Cat ou 'Gato Descolado' Foto: Gwm/Divulgação

A mudança de nome, além de reforçar a presença da marca no mercado europeu, visa também facilitar o reconhecimento e a aceitação do público. A ideia é simplificar a divulgação e o atendimento ao cliente, unificando a identidade dos produtos sob a bandeira principal da GWM. Essa estratégia também está alinhada com a tendência de expansão da empresa para outros mercados europeus, incluindo Espanha, Itália, Bélgica e Holanda.

Ora Ballet Cat: o “Fusca Chinês” 

Se o Ora 03 GT é o símbolo da evolução e modernidade, o Ora Ballet Cat se destaca por sua forte conexão com a nostalgia e o retrô, com uma proposta de nicho bastante específica. O modelo gerou polêmica por sua semelhança com o famoso Fusca, mas a marca conseguiu se defender legalmente das acusações de plágio movidas pela Volkswagen. A montadora alemã alegava que o design do Ballet Cat e do Punk Cat, seu protótipo antecessor, eram cópias descaradas do Fusca. Mas a justiça brasileira decidiu em favor da GWM, permitindo que o modelo siga seu caminho no mercado.

O Ballet Cat é conhecido por ser um carro voltado ao público feminino, uma proposta explicitada pela GWM através de detalhes como compartimentos para maquiagem e modos de condução específicos para mulheres. Entre as funcionalidades mais controversas está o “Warm Man Mode”, que aquece a região lombar para aliviar dores menstruais, embora o nome tenha sido alvo de críticas por soar inadequado.

GWM Ora Ballet Cat de rosa claro de lado parado em chão de pedra com lago ao lado
O GWM Ora Ballet Cat foi inspirado no clássico da Volkswagen e é conhecido por 'Fusca chinês' Foto: Gwm/Divulgação

Além de suas peculiaridades internas, o GWM Ora Ballet Cat impressiona pelas dimensões: com 4,40m de comprimento, 1,87m de largura e 1,63m de altura, ele é maior que o Fusca original. Seu motor elétrico de 173cv e duas opções de bateria, com autonomias de até 500 quilômetros no ciclo chinês (CLTC), reforçam seu apelo como um carro elétrico para se destacar.

Um focinho de gato na logo da Tesla

Se os modelos da GWM estão explicitamente ligados ao universo felino, a Tesla, uma das maiores referências em carros elétricos, também tem sua curiosa conexão com os gatos, ainda que de forma indireta. Você já reparou na logo da marca e se perguntou o significado daquilo? Desde 2015, circulam rumores na internet de que o T da logo da Tesla representa, na verdade, o focinho de um gato. A teoria ganhou força quando Elon Musk, em tom de brincadeira, confirmou em um tweet que a logo da Tesla era, de fato, um nariz de um gatinho.

Print do Twitter
A logo da Tesla gerou debates entre usuários do Twitter por ser parecido com focinho de um gato Foto: Twitter/Divulgação

Embora essa "revelação" tenha sido uma piada, a verdade por trás do símbolo da Tesla é bem mais técnica: o T é uma seção transversal de um motor elétrico, assim como o X da SpaceX representa a trajetória de um foguete. No entanto, a ideia de que a marca de Elon Musk possa estar, de alguma forma, conectada ao mundo felino, continua a divertir os fãs e entusiastas da marca.