Já pensou em um caminhão de lixo que dirige sozinho, obedece o motorista e ainda faz o trabalho pesado? Imagine um veículo que, em vez de exigir que o trabalhador entre e saia constantemente, o acompanha de forma inteligente enquanto ele realiza suas tarefas. Apesar de recentes notícias e estudos sobre a tecnologia dos carros autônomos terem assustado o público quanto a segurança e confiabilidade desse modo de condução, um novo conceito apresentado pode facilitar a vida dos motoristas e trabalhadores.
Caminhão autônomo de lixo faz o trabalho pesado
Trata-se do Mitsubishi Fuso eCanter Sensor Collect, um caminhão de lixo autônomo que segue o motorista a pé e também pode ser operado remotamente. Conduzido pela Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation em parceria com o Ministério do Meio Ambiente local, o projeto do caminhão autônomo foi testado no Japão. Durante as demonstrações realizadas, o caminhão de lixo enfrentou diferentes cenários de uso, seguindo seu motorista a pé e mantendo a atenção em seu entorno.
Com o objetivo de reduzir as emissões de CO² nas operações de coleta de lixo, ao mesmo tempo em que aumenta a eficiência do trabalho, o caminhão autônomo de lixo é equipado com um sistema ADAS de Nível 2, semelhante ao que se encontra em muitos veículos atuais. Embora pudesse se esperar um nível de autonomia mais avançado, as tecnologias incluídas são mais do que suficientes para as operações de baixa velocidade de um caminhão de lixo, que segue uma rota de coleta pré determinada.
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Como funciona?
Dotado de múltiplos sensores de câmera na frente e na traseira, quando o motorista sai de sua posição e começa a caminhar, o caminhão o detecta como o alvo e começa a segui-lo lentamente. O caminhão autônomo também é capaz de realizar paradas nos pontos de coleta de lixo desejados ou em locais previamente definidos pelo operador. Toda essa teoria pode encher os olhos, já que promete reduzir significativamente a carga de trabalho, visto que o trabalhador não precisa entrar e sair do veículo constantemente.
Durante a operação remota, as câmeras detectam obstáculos e outros usuários da via. Na teoria, assim como prometiam os carros autônomos, se um pedestre cruzar na frente do caminhão em movimento, o sistema freia automaticamente, evitando colisões. Da mesma forma, se outro veículo estiver estacionado ao longo da rota, o caminhão executa uma manobra para desviar e continuar seguindo o motorista.
Um sistema de compartilhamento de informações sobre o lixo coletado, que detecta o peso e o volume dos resíduos carregados no veículo, bem como a quantidade de itens coletados também está a bordo do caminhão. As informações são compartilhadas com as centrais de coleta online, o que pode ajudar na eficiência das operações.
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