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Será?

Troller vai voltar? Projeto quer retomar produção de veículos no Ceará

Governo estadual anuncia investimento no Polo Industrial Automobilístico do Ceará

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Troller T4
Troller T4 Foto: Troller/Divulgação

A decisão tomada pela Ford de não mais produzir veículos no Brasil afetou uma segunda marca que raramente é lembrada, a Troller, que foi comprada pela marca americana para obter benefícios fiscais. O fechamento da fábrica de jipinhos de Horizonte (CE), no fim de setembro de 2021, seguido pela decisão da Ford de não vender a marca e nem os direitos de fabricação do modelo T4, encerrou a produção de veículos naquele Estado, mas isso está para mudar.

O governo estadual do Ceará anunciou um investimento aproximado de R$ 400 milhões para a criação do Polo Industrial Automobilístico que será implantado justamente em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, no local onde funcionava a planta da Troller.

Planta automotiva multimarcas

Mas, isso implica no retorno da marca Troller e seu jipinho T4? Infelizmente, não! Como citamos, a Ford não vendeu o direito de fabricação do modelo e muito menos a marca. A ideia com o Polo Industrial Automobilístico do Cará é exercer sua atividades como uma planta automotiva multimarcas.

É mais ou menos o que se tem no Uruguai com a Nordex, que monta (em regime CKD e SKD) veículos para marcas como Stellantis (Citroën Jumper e Jumpy; Peugeot Boxer, Expert e Landtrek; Fiat Scudo e Titano), Ford (o furgão/van Transit) e Kia (o utilitário Bongo). 

Polo Industrial Automobilístico do Ceará.
Anúncio de investimento no Polo Industrial Automobilístico do Ceará Foto: HELENE SANTOS/Governo do Ceará

Veículos elétricos e híbridos

No complexo serão produzidos veículos elétricos e híbridos por encomenda de terceiros. De acordo com o governo estadual do Ceará, os primeiros veículos devem sair da linha de montagem já no primeiro semestre de 2025, o que indica que o projeto está avançado.

A capacidade de produção será de 40 mil veículos na primeira fase, distribuídos em modelos para marcas distintas. O estado do Ceará já possui acordos firmados para a produção de seis modelos de veículos eletrificados para três importantes marcas mundiais.

O complexo industrial tem como principal parceira a Comexport, maior empresa de comércio exterior e supply chain do Brasil. Marcas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche atuam no Brasil por meio da Comexport.