x
UAI
VAI MUDAR!

Renault Logan pode ser substituído por SUV coupé; confira imagens

Sedan, que completou 20 anos em 2024, poderá mudar de categoria, mas continuar com seu apelo econômico

Publicidade
Renault Logan apareceu no mercado em 2004
Renault Logan apareceu no mercado em 2004 Foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

Vários dos automóveis vendidos no Brasil pela Renault no Brasil têm projetos originários da Dacia, marca romena que pertence à matriz francesa. Entre eles está o Logan, extinto no mercado europeu e que poderia ser substituído por um novo crossover. O substituto do sedan compartilharia a plataforma CMF-B com Sandero, Jogger e Duster.

As imagens do veículo que pretende entrar no lugar do Logan foram feitas digitalmente e não representam um carro real. O modelo, posicionado no segmento de compactos, seria um SUV coupé de formato alinhado, mais atraente que o sedan que completou 20 anos em 2024.

Como será o possível substituto do Renault Logan?

A projeção feita pelo portal Auto Express mostra um modelo com proteção na parte inferior da carroceria, barras de teto e arcos de roda traseiros volumosos. Com carroceria no formato fastback, o SUV Coupé ainda apresenta uma queda perceptiva na linha do teto a partir da coluna C. As rodas de liga leve robustas e spoiler integrado à porta traseira dão aparência esportiva para o projeto.  

Em relação à motorização, o modelo pode ser equipado com motor 1.0 turbo a gasolina de três cilindros, que produz 110cv de potência. Outra opção seria um propulsor a gasolina de 1.2, que desenvolve 129cv, além de contar com sistema híbrido leve de 48V. 

O preço pode ser um outro atrativo do substituto do Renault Logan. Por compartilhar plataforma com Jogger e Duster, que são vendidos a partir de 18.640 Euros (R$ 112.222) e 19.290 Euros (R$ 116.135), respectivamente, o SUV Coupé deve chegar por preço semelhante.

Renault Logan com a promessa de ser um carro barato e resistente

Renault Logan prata visto transitando em via asfaltada. Veículo foi fotografado com a dianteira e lateral esquerda aparente. No lado esquerdo da fotografia há um monte gramado e ao fundo, no canto direito da imagem, outro Logan prata segue o principal.
Renault Logan foi pensado para mercados com economia frágil Foto: Renault / Divulgação

Desenvolvido pela montadora romena do Grupo Renault, o sedan chegou ao mercado em 2004. Pensado para o leste europeu, que estava com a economia fragilizada, o Logan abriu mão de qualquer luxo e foi vendido por 5.900 euros - em torno de R$ 21 mil nos valores da época. 

Quando foi apresentado, seus faróis eram de parábola simples, o para-choque e grade eram integrados em uma só peça plástica e os retrovisores externos não possuíam ajuste interno manual, sendo reposicionados com um leve empurrão nos espelhos. Os comandos dos vidros foram colocados no painel, para não passar a fiação pelas portas e diminuir ainda mais seu preço. 

Interior de Renault Logan de primeira geração com acabamento em preto e detalhes em branco. Pelo para-brisas é possível ver gramado seco com céu nublado acima.
Interior foi remanejado para que carro fosse o mais barato possível Foto: Renault / Divulgação

O Renault Logan foi equipado com motor 1.2 de 75cv, além de um propulsor 1.4 de mesma potência e uma unidade 1.6 mais forte, que gerava 85cv. O torque do sedan variava, podendo ir de 11 a 13kgfm.