Vários dos automóveis vendidos no Brasil pela Renault no Brasil têm projetos originários da Dacia, marca romena que pertence à matriz francesa. Entre eles está o Logan, extinto no mercado europeu e que poderia ser substituído por um novo crossover. O substituto do sedan compartilharia a plataforma CMF-B com Sandero, Jogger e Duster.
As imagens do veículo que pretende entrar no lugar do Logan foram feitas digitalmente e não representam um carro real. O modelo, posicionado no segmento de compactos, seria um SUV coupé de formato alinhado, mais atraente que o sedan que completou 20 anos em 2024.
Como será o possível substituto do Renault Logan?
A projeção feita pelo portal Auto Express mostra um modelo com proteção na parte inferior da carroceria, barras de teto e arcos de roda traseiros volumosos. Com carroceria no formato fastback, o SUV Coupé ainda apresenta uma queda perceptiva na linha do teto a partir da coluna C. As rodas de liga leve robustas e spoiler integrado à porta traseira dão aparência esportiva para o projeto.
Em relação à motorização, o modelo pode ser equipado com motor 1.0 turbo a gasolina de três cilindros, que produz 110cv de potência. Outra opção seria um propulsor a gasolina de 1.2, que desenvolve 129cv, além de contar com sistema híbrido leve de 48V.
O preço pode ser um outro atrativo do substituto do Renault Logan. Por compartilhar plataforma com Jogger e Duster, que são vendidos a partir de 18.640 Euros (R$ 112.222) e 19.290 Euros (R$ 116.135), respectivamente, o SUV Coupé deve chegar por preço semelhante.
Renault Logan com a promessa de ser um carro barato e resistente
Desenvolvido pela montadora romena do Grupo Renault, o sedan chegou ao mercado em 2004. Pensado para o leste europeu, que estava com a economia fragilizada, o Logan abriu mão de qualquer luxo e foi vendido por 5.900 euros - em torno de R$ 21 mil nos valores da época.
Quando foi apresentado, seus faróis eram de parábola simples, o para-choque e grade eram integrados em uma só peça plástica e os retrovisores externos não possuíam ajuste interno manual, sendo reposicionados com um leve empurrão nos espelhos. Os comandos dos vidros foram colocados no painel, para não passar a fiação pelas portas e diminuir ainda mais seu preço.
O Renault Logan foi equipado com motor 1.2 de 75cv, além de um propulsor 1.4 de mesma potência e uma unidade 1.6 mais forte, que gerava 85cv. O torque do sedan variava, podendo ir de 11 a 13kgfm.
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