A Nissan confirmou recentemente que a nova geração do Kicks será produzida por aqui mesmo, trazendo consigo dimensões maiores, um tapa no visual e um motor 1.0 turbo totalmente novo, desenvolvido e fabricado na planta de Resende (RJ). Da família HR10, o novo propulsor do Nissan Kicks representa uma certa evolução, embora com algumas limitações em relação ao desempenho.
Novo motor saindo do forno
Assim como aconteceu com o March e o Versa, a Nissan optou por desenvolver seu próprio motor 1.0 turbo para o novo SUV, mesmo fazendo parte da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. O motor do Nissan Kicks 2025 será distinto do que será utilizado no Renault Kardian, que oferece 125 cv. As expectativas em torno do novo motor 1.0 turbo com injeção direta da Nissan apontam para uma potência na faixa de 118 cv, com torque de 200 Nm (ou 20,4 kgfm).
Os números são preliminares e poderão ser ajustados até a fase final de desenvolvimento do Nissan Kicks. Mas, pelo histórico da marca, uma abordagem mais conservadora ao definir a entrega de potência de seus motores é o esperado, o que pode limitar a exploração do potencial máximo quando se utiliza etanol, por exemplo. Além disso, o Kicks 2025 manterá o câmbio CVT, ao contrário do Kardian, que utilizará uma transmissão de dupla embreagem com seis marchas.
Em comparação ao atual motor 1.6 16V, que entrega 110/113 cv e 15,2/15,3 kgfm de torque, o novo motor 1.0 turbo poderá não representar um salto tão significativo em potência. Mas a verdadeira vantagem estará na entrega de torque em baixas rotações, característica dos motores turbinados modernos, o que garantirá respostas mais ágeis e uma condução mais dinâmica, especialmente relevante para o novo Nissan Kicks, que será maior e cerca de 150 kg mais pesado que o modelo atual.
Apesar de todas as melhorias, há uma preocupação sobre se o novo motor 1.0 turbo conseguirá proporcionar o desempenho necessário para o Nissan Kicks 2025, especialmente considerando que nos Estados Unidos o modelo utiliza um motor 2.0 aspirado de 150 cv. Com um motor menor, o SUV pode ficar devendo em termos de potência, embora o ganho em eficiência e a entrega de torque mais cedo devam compensar parte dessa diferença.
Nissan Kicks 2025 será mais espaçoso e confortável
Com um visual renovado, o novo Nissan Kicks 2025 também chegará com dimensões aumentadas, para tentar se destacar entre os SUVs compactos. Com 4,37 metros de comprimento e 2,66 metros de entre-eixos, o novo modelo ganhou, respectivamente, 5,6 cm e 3,6 cm em comparação ao modelo anterior. A largura aumentou para 1,80 metros, e a altura agora é de 1,63 metros, proporcionando mais espaço interno, com 4,3 cm extras para os ombros e 2,2 cm a mais para as pernas dos ocupantes.
Mas, calma! A nova geração do Nissan Kicks não substituirá completamente a versão anterior. Isso porque a Nissan planeja manter em produção o Kicks da primeira geração, lançado em 2016, e fabricado localmente desde 2017, que passará por uma segunda reestilização.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!