O aguardado Citroën Basalt, SUV cupê da montadora francesa, está prestes a desembarcar no Brasil, provavelmente no fim do ano, e traz uma proposta diversificada que já conquistou o mercado indiano. Utilizando a mesma plataforma CMP dos modelos C3 e C3 Aircross, o Citroën Basalt quer atrair diferentes perfis de consumidores com suas versões que variam do básico ao mais sofisticado.
Citroën Basalt já chegou na Índia
Na Índia, o Citroën Basalt é oferecido em quatro versões: You, Plus, Turbo Plus e Turbo Max. A versão You, mais acessível, é voltada para quem busca o essencial. Com preço competitivo de 799.900 rúpias (aproximadamente R$ 52.300 em conversão direta), ela deixa de lado alguns itens, como calotas, central multimídia, faróis de neblina e maçanetas na cor da carroceria. Mas, mesmo essa versão básica não abre mão de itens de segurança importantes, como controle de estabilidade (ESP), sistema isofix para fixação de cadeirinhas infantis, seis airbags e sensor de estacionamento traseiro.
Já nas versões mais equipadas, como a Turbo Max, o Citroën Basalt indiano oferece rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de LED, acabamento interno superior, saídas de ar para os passageiros da segunda fileira, ar-condicionado automático, painel de instrumentos digital de sete polegadas com gráficos personalizáveis, além de uma central multimídia de 10,2 polegadas. Uma opção atraente para quem deseja conforto e tecnologia em um SUV compacto.
Dimensões e tecnologias do SUV
O Citroën Basalt mede 4,35 metros de comprimento, 1,76m de largura, 1,59m de altura e tem distância entre-eixos de 2,65m, garantindo um espaço interno adequado para passageiros e bagagens. O porta-malas de 470 litros atende bem às necessidades de uma família, e o tanque de combustível com capacidade para 45 litros assegura uma boa autonomia.
A suspensão dianteira do tipo McPherson e a traseira semi-independente com barra de torção transversal prometem um equilíbrio entre conforto e estabilidade, enquanto a direção com assistência elétrica e os freios a disco na dianteira (e tambor na traseira) completam o pacote mecânico.
Diferentes opções de motorização
Sob o capô, as versões mais acessíveis do Citroën Basalt no mercado indiano contam com o motor 1.2 PureTech, que entrega 82cv de potência e 11,7kgfm de torque, acoplado a uma transmissão manual de cinco marchas. Já as versões mais caras adicionam um turbocompressor ao conjunto, elevando a potência para 110cv e o torque para 19,3kgfm, com opções de câmbio manual de seis marchas ou automático de seis marchas, que entrega até 20,9kgfm de torque.
Citroën Basalt no Brasil: o que esperar?
No Brasil, o Citroën Basalt deve seguir uma estratégia semelhante, oferecendo opções tanto para quem busca um SUV mais acessível quanto para aqueles que preferem uma versão mais completa. As versões de entrada do Basalt brasileiro serão equipadas com o motor 1.0 Firefly, que entrega 75cv, associado a uma transmissão manual de cinco marchas.
Já as versões topo de linha do Citroën Basalt contarão com o motor 1.0 turboflex, capaz de gerar até 130cv e 20,4kgfm de torque, combinado a um câmbio CVT que simula sete marchas. Este motor já é conhecido em outros modelos do grupo Stellantis, como o Fiat Pulse e o Peugeot 208, e deverá equipar também o C3 em breve.
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