Mudanças se concentraram na dianteira
Foto: VW/Divulgação
A Volkswagen apresentou a Amarok 2025, caminhonete média que passou por sua segunda reestilização e traz muito pouco para ser chamada de nova. Fabricada na Argentina, a picape foi lançada em 2010 e segue como o produto mais antigo e defasado do segmento.
Para piorar a situação, enquanto a Volkswagen oferece ao mercado sul-americano uma Amarok 2025 tão precária, para os europeus a marca alemã disponibiliza uma nova geração de fato. Essa caminhonete fabricada na África do Sul é bem mais atual e baseada na Ford Ranger, esta sim, vendida no Brasil, e uma referência no segmento.
Lanternas ganharam novo desenho interno
Foto: VW/Divulgação
O que mudou na Volkswagen Amarok 2025?
O novo visual da Volkswagen Amarok 2025 vem sendo chamado de "Saveirão", em alusão à sua caminhonete compacta que também está extremamente defasada. A principal semelhança está nos faróis, enquanto a grade traz uma linha de LED "cortando" sua parte superior.
A reestilização da Volkswagen Amarok ficou concentrada na dianteira, com novos capô e para-choque. As rodas têm novo desenho, com dimensões diferentes conforme a versão. Na traseira a caminhonete ganhou apenas lanternas escurecidas com novo grafismo interno.
Safer Tag serve apenas para emitir alertas, não interferindo na direção do veículo
Foto: VW/Divulgação
Interior ganhou 'puxadinho'
E, se você achou que a Amarok 2025 mudou pouco, ao adentrar o interior vai ter certeza que o ambiente é o mesmo de 14 anos atrás. O painel conserva o mesmo desenho, incluindo quadro de instrumentos analógico com uma pequena telinha ao centro com o computador de bordo, muito atrás da concorrência. O multimídia de 9 polegadas é o mesmo de uma Saveiro, a picape do finado Gol.
A "grande" novidade é o Safer Tag, um pequeno visor no centro do painel que na verdade é um "puxadinho" onde são exibidas alguns alertas de segurança. Essa funções - alertas de saída de faixa e colisão frontal, indicador de velocidade máxima, intervalo de tempo em relação ao veículo da frente e a presença de pedestres na trajetória do veículo - não chegam a ser consideradas assistentes, já que não interferem na condução da caminhonete.
Painel conserva o mesmo desenho, incluindo quadro de instrumentos analógico
Foto: VW/Divulgação
Motor é o mesmo V6 a diesel
O motor segue o antigo 3.0 V6 a diesel, com 258cv de potência e 59,1kgfm de torque. A transmissão tem câmbio automático de 8 marchas e tração integral permanente 4Motion. Com esse conjunto, a caminhonete média acelera até os 100km/h em 8 segundos, atingindo a velocidade máxima de 190km/h. A direção da Amarok 2025 manteve a assistência hidráulica, algo um tanto defasado.
Volkswagen Amarok 2025: preços e equipamentos das versões