Após lançar sua versão sedan, o BMW M5 retorna como perua. Revivendo a linhagem E60, o BMW M5 Touring chega com o objetivo de satisfazer uma demanda de décadas por uma station wagon de alta performance. Com um design que reflete inspirações da versão do sedan e um conjunto mecânico híbrido plug-in, a BMW M5 Touring promete acelerar de 0 a 100km/h em apenas 3,5 segundos.
A nova perua mantém o mesmo acerto do sedan quando se fala do câmbio, medidas dos pneus e ajustes de suspensão. O coração dessa BMW M5 é um motor 4.4 V8 biturbo combinado com um propulsor elétrico, oferecendo uma potência combinada de 727cv e torque impressionante de 101,9kgfm. Desses, pelo menos 600cv são gerados pelo motor a gasolina. A capacidade de aceleração de 0 a 100km/h em 3,5 segundos é notável, especialmente considerando o peso total da perua, de 2.508kg, um pouco mais que o sedan.
Outros números de performance destacam que a BMW M5 Touring pode atingir 200km/h em 11,1 segundos, com velocidades máximas de 248km/h, que podem ser elevados para 304km/h com o pacote opcional M Driver. A distribuição de peso de 50:50 é outro ponto positivo, que garante um equilíbrio dinâmico exemplar, alcançado pela longa distância entre-eixos e um centro de gravidade baixo. As mesmas características já se destacavam na antiga perua E30, também conhecida por seu equilíbrio.
Visual da BMW M5 híbrida
No aspecto visual, a BMW M5 Touring apresenta uma traseira com lanternas finas divididas pela tampa do porta-malas, semelhante ao sedan. O para-choque de estilo esportivo com grandes entradas de ar, saídas quádruplas de escapamento e rodas exclusivas com emblemas da divisão M são características da perua BMW M5. A carroceria da BMW M5 está disponível em tons exclusivos de cinza ou verde, aumentando o apelo estético.
Internamente, a perua BMW M5 oferece iluminação ambiente específica da linha M5, um volante com novo design e central multimídia com sistema operacional 8.5 da marca, que inclui um display curvo com gráficos exclusivos da M.
Perua tem potência de 727cv
O sistema de propulsão combina um motor 4.4 V8 biturbo com propulsor elétrico avançado. O motor a gasolina da BMW M5 sozinho gera 585cv e 75kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades Steptronic. O motor elétrico, integrado ao câmbio, adiciona 197cv e 20kgfm extras, resultando em potência total combinada de 727cv.
A bateria de 22kWh permite recargas rápidas de até 11kW (AC) e oferece autonomia elétrica de 67 quilômetros em ciclo europeu (WLTP). Em termos de desempenho, a BMW M5 Touring acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos, com velocidade máxima de 250km/h na versão padrão, que pode ser elevada para 305km/h com o pacote M Driver. Além disso, é possível dirigir a perua a até 140km/h sem a intervenção do motor a combustão, graças ao seu eficiente sistema híbrido.
BMW M5 Touring 2025 chega ao Brasil?
A BMW M5 Touring está programada para chegar ao mercado europeu a partir de 130 mil euros, aproximadamente R$ 780 mil, na conversão atual. Mas sua chegada ao Brasil ainda é incerta e, se acontecer, o preço certamente ultrapassará a casa de R$ 1 milhão.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas