O modelo mais clássico da Porsche em versão turbo está completando 50 anos, e para celebrar seu aniversário, a marca está lançando uma edição especial que será revelada durante a Monterey Car Week 2024. Elementos clássicos e contemporâneos são combinados para tornar o Porsche 911 Turbo 50 Years uma peça de colecionador exclusiva. Até a quantidade de produção foi minuciosamente pensada. Serão apenas 1.974 unidades produzidas, número que homenageia o ano de lançamento do primeiro 911 Turbo, em 1974.
Detalhes do Porsche 911 Turbo
Inicialmente, o Porsche 911 Turbo 50 Years é baseado no modelo 911 Turbo S, lançado em 2019, mas com uma série de atualizações estéticas que remetem aos modelos históricos do início da década de 1970. Uma cor exclusiva chamada Turbonit estreia no 911 e está presente em detalhes como a tampa do porta-malas, a tampa do tanque de combustível e o emblema da Porsche. Além disso, a pintura Turbonit destaca o logotipo "turbo 50" com um contraste marcante.
Gráficos laterais inspirados no Porsche 911 RSR Turbo, que teve a primeira aparição em 1973 no Salão de Frankfurt, resgatam sua origem nos anos 1970. Elementos como a asa traseira, a seção traseira inferior e as molduras das entradas de ar são pintados em cinza antracite, enquanto um emblema na grade da tampa do porta-malas apresenta um ícone de turbocompressor e os anos 1974–2024. Um projetor de LED ilumina um ícone de turbocompressor no chão quando a porta é aberta, adicionando um toque de sofisticação.
Motor não é novidade
A edição especial de 50 anos mantém a performance do 911 Turbo S, com um motor boxer biturbo de 3.7 litros, entregando 650cv e 81,6kgfm de torque. Com um peso em ordem de marcha de 1.640kg, o carro alcança 100 km/h em 2,7 segundos e atinge 200km/h em 8,9 segundos.
Equipado com transmissão de dupla embreagem de oito velocidades e tração integral ativa Porsche Traction Management, o Porsche 911 Turbo promete proporcionar uma experiência de condução de tirar o fôlego. A suspensão esportiva Porsche Active Suspension Management e o sistema de elevação no eixo dianteiro é que vão garantir um desempenho dinâmico e adaptável.
Porsche 911 tem interior vintage com toque moderno
Assim como todo o resto, o interior do 911 Turbo 50 Years também remete aos primeiros modelos Turbo com o padrão tartan McKenzie nos revestimentos dos bancos e nas portas. Detalhes adicionais em Turbonit, como cintos de segurança, costuras decorativas e o brasão da Porsche no volante esportivo GT trazem um pouco da modernidade em meio ao vintage.
As soleiras das portas, com detalhe em alumínio escovado preto, ostentam a inscrição iluminada "Turbo 50", assim como o apoio de cabeça dos bancos esportivos Adaptive Sports Seats Plus e a parte traseira do banco esquerdo, que também exibem o logotipo. Acima do porta-luvas, uma placa de aniversário em alumínio revela o número individual da edição limitada, e o interior é revestido com Race-Tex perfurado, com um relógio analógico Porsche Design Subsecond no painel de instrumentos.
Ficou interessado?
As encomendas já podem ser feitas e os valores são a partir de 274 mil euros, incluindo IVA e equipamento específico do país. As entregas estão previstas para o fim de 2024, e o modelo pode ser visualizado na exposição especial "Beyond Performance - 50 Years of Porsche Turbo" no Museu Porsche em Stuttgart-Zuffenhausen.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas