x
UAI
Vale esperar?

Kardian RS: 'reencarnação' do Sandero RS não está descartada

Durante o lançamento do Kardian na Argentina, executivos da Renault falaram sobre a possibilidade de uma versão esportiva RS

Publicidade
Renault não descarta produção de uma versão esportiva do Kardian, como o extinto Sandero RS
Renault não descarta produção de uma versão esportiva do Kardian, como o extinto Sandero RS Foto: Renault/Divulgação

As versões apimentadas estão em baixa no Brasil. A iniciativa mais "acessível", na casa dos R$ 150 mil, é o Pulse Abarth, um hatch transformado em SUV e depois convertido em esportivo que dá arrepios a quem conhece a história da marca do escorpião. Mas o assunto aqui é a Renault e uma possível "reencarnação" do Sandero RS no "corpinho" do Kardian.

A possível criação de um Kardian RS virou assunto durante o lançamento do "SUV" compacto na Argentina, país que realmente gosta de carros e motores para além do status e por este motivo é celebrado com modelo e versões que não chegam ao nosso mercado. Um debate sobre o retorno do Sandero RS como Kardian RS foi trazido pelo Motor 1 Argentina.

Como seria o Kardian RS?

Renault não descarta produção de uma versão esportiva do Kardian, como o extinto Sandero RS.
Sandero RS 2015 Foto: Renault/Divulgação

Bom, o projeto especulado para o tal Kardian RS utilizaria o motor 1.3 turbo, com até 170cv de potência e 27,5kgfm de torque, atualmente aplicado nas versões de topo do Duster e da picape Oroch. Já o extinto Sandero RS trazia sob o capô um motor 2.0 aspirado, com até 150cv e 20,9kgfm.

No entanto, para formar um Kardian RS de respeito, esse motor 1.3 turbo teria que vir equipado com um câmbio manual no lugar do automático CVT que tradicionalmente o acompanha, que não é nada esportivo. Provavelmente o câmbio manual de seis marchas do Sandero RS não poderia ser usado com esse propulsor 1.3, mas vale lembrar que uma versão de entrada manual do Kardian já está planejada para o Brasil, em conjunto com o motor 1.0 turbo. Mas, para os mais cansados, o atual câmbio automatizado de dupla embreagem também pode ser bem vindo.

Renault não descarta produção de uma versão esportiva do Kardian, como o extinto Sandero RS.
Versão tinha vários elemento visuais esportivos Foto: Renault/Divulgação

Motor turbo cabe no cofre do motor

De acordo com Antonio Fleischmann, vice-presidente de Renault Technologies America, o motor 1.3 turbo cabe no cofre do motor do Kardian. "Todos nós que trabalhamos nesta equipe somos apaixonados por carros. Somos capazes de fazer um Renault esportivo e a experiência com o Sandero RS mostrou que sabemos fazer isso. Mas a decisão não depende de nós e sim da área de Finanças e Marketing, que são quem definem as estratégias de produtos e enviam pedidos para o setor de Engenharia", explicou.

O Sandero RS deixou de ser vendido no fim de 2021, já que seu motor não se enquadrava nos limites de emissões do Proconve L7. De acordo com a reportagem do Motor 1 Argentina, a versão apimentada saiu de linha porque a divisão Renault Sport foi dissolvida para que os produtos de alta performance fossem associados à Alpine, que não tem presença na nossa região.

Renault não descarta produção de uma versão esportiva do Kardian, como o extinto Sandero RS.
Interior do Sandero RS 2015 Foto: Renault/Divulgação