x
UAI
Atração confirmada!

VW Golf GTI é flagrado no Brasil e deve ser estrela no Rock in Rio

Hatch foi visto no aeroporto Viracopos, em Campinas (SP); modelo chega com novo design e atualizações pontuais no interior

Publicidade
Volta do modelo é discutido há algum tempo
Volta do modelo é discutido há algum tempo Foto: Reprodução / @exoticsbrazil

O retorno do Volkswagen Golf ao mercado brasileiro vem sendo cogitado há algum tempo. Em fevereiro, o presidente da montadora, Ciro Possobom, disse durante a gravação de um podcast que o modelo poderia retornar ao Brasil. Para inflamar ainda mais o debate, o icônico carro foi flagrado desembarcando no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

As fotos feitas pelo perfil @exoticsbrazil mostram um VW Golf GTI de oitava geração. O modelo estava com placas decorativas, mostrando que não se trata de um produto de importação independente, mas um modelo pronto para exposição. A apresentação do hatch deve acontecer na primeira quinzena de setembro, data próxima ao festival Rock in Rio 2024.

Preço e motorização do VW Golf GTI

Era esperado que o modelo chegasse ao Brasil em sua versão R. No entanto, a configuração que deu as caras foi a GTI, considerada menos esportiva e com preço não tão salgado. Em sua oitava geração e reestilizado, o hatch é montado na plataforma MQB Evo e equipado com o conhecido motor 2.0 TSI, turbo, a gasolina, que gera 265cv de potência e 41,5kgfm de torque.

O câmbio do Golf GTI é o DSG, automatizado de dupla embreagem, com sete marchas. O conjunto mecânico faz com que o carro vá de 0 a 100km/h em 5,9 segundos. O Golf GTI chega para disputar espaço com Toyota GR Corolla, de 304cv, e Honda Civic Type R, de 297cv. Ambos estão na faixa dos R$ 400 mil. 

VW Golf GTI chega com novo desenho

Interior do W Golf GTI com telas ligadas e acabamento em preto com pequenos detalhes em vermelho no volante. Pelo para-brisas e janela do motorista é possível ver pista asfaltada com gramado mais ao fundo.
Golf GTI teve sua central multimídia atualizada Foto: Volkswagen / Divulgação

O hatch recebeu uma atualização de meia-vida, passando a ter novos recortes internos do para-choque dianteiro e nova base para o para-choque traseiro. Além disso, as rodas de 19 polegadas foram redesenhada, os faróis e lanternas – integralmente de LED com função IQ.Light – receberam novos arranjos internos e são dotados de sistema matriz na dianteira e efeito 3D na parte de trás. 

O interior foi atualizado e recebeu uma nova central multimídia com hardware e software atualizados. O sistema da VW chamado MIB4 é de quarta geração e equipada com tela sensível ao toque de até 12,9 polegadas, seus gráficos e controles por toque foram modificados, passando a ser retroiluminados e mais fáceis de operar. Além disso, um assistente de voz baseado em linguagem natural foi integrado ao ChatGPT.