x
UAI
IMPRESSÕES

Citroën C3 You!: como é dirigir a nova versão com motor turbo?

Hatch compacto ganhou muita disposição com novo conjunto mecânico, mas ainda pode evoluir

Publicidade
Decoração externa inclui adesivos na base das portas e nas colunas C
Decoração externa inclui adesivos na base das portas e nas colunas C Foto: Citroën/Divulgação

A chegada da nova versão You!, equipada com motor 1.0 turbo e câmbio automático, completa a linha 2025 do Citroën C3. Agora, essa configuração é a mais cara da gama, com preço de R$ 95.990 (R$ 83.990 para o público PcD). Os demais pacotes, Live, Live Pack e Feel, equipados com propulsor 1.0 de aspiração natural e caixa de marchas manual, seguem normalmente no mercado.

Com bloco e cabeçote em alumínio, variação de fase e injeção direta, motor 1.0 turbo do Citroën C3 You! 2025 mantém a denominação Turbo 200, adotada pelo Grupo Stellantis em alusão ao torque em Nm. Os números são exatamente os mesmos de todos os demais veículos que utilizam esse propulsor, entre os quais Peugeot 208 e 2008, Fiat Strada, Pulse e Fastback e o próprio C3 Aircross: são 125 cv com gasolina, 130 cv com etanol e 20,4 kgfm com ambos os combustíveis.

Como já ocorre nos demais produtos do Grupo Stellantis, o motor turbo vem acompanhado de um câmbio automático do tipo CVT que simula sete marchas. Na prática, esse conjunto mecânico dá muita "vida" ao Citroën C3 2025. A versão You! arranca rápido, acelera com muita disposição e se mostra muito segura em ultrapassagens. Mérito não só dos bons números de potência e de torque, mas também do baixo peso do hatch, que tem apenas 1.115 kg.

Apesar do desempenho muito bom, o Citroën C3 You! não transmite esportividade ao motorista (e nem é essa a proposta). Direção elétrica e suspensão foram recalibradas, mas mantêm o acerto voltado ao conforto. O rodar é suave e privilegia a absorção das irregularidades do piso, enquanto o volante tem bom efeito regressivo em alta velocidade, mas tem respostas um tanto artificiais. E, para operar o câmbio sequencialmente, é preciso dar toques na alavanca de câmbio, pois não há borboletas no volante.

O percurso de test drive organizado pela Citroën incluiu um trecho de terra batida, onde foi possível, com ainda mais clareza, constar o acerto suave da suspensão, com a tradicional arquitetura McPherson na dianteira e barra de torção na traseira. A boa altura em relação ao solo, de 18cm. Os freios, que ganharam novas pinças, também pareceram adequados.

Interior do Citroën C3 You!

Em outros aspectos, o Citroën C3 You! também mantém as características das demais versões da linha 2025. O interior ganhou bancos com revestimentos em material que imita couro, com costuras azuis, mas o padrão de acabamento, grosso modo, é o mesmo. Forrações de portas e painel são inteiramente confeccionados em plástico. Isso não chega a destoar da média da categoria; duro mesmo é o quadro de instrumentos em uma arcaica telinha digital, sem conta-giros. Havia a expectativa da adoção do cluster do C3 Aircross, mas isso não ocorreu.

O espaço interno é bom para um hatch compacto, assim como o volume do porta-malas, de 315 litros. Já a ergonomia, nem tanto: a coluna de direção não tem ajuste em distância, e o banco, apesar de ser regulável em altura, não apoia bem o corpo. Já o volante é um tanto fino e não proporciona boa pegada. Para completar, há comandos de difícil acesso no painel.

Entre os equipamentos, o Citroën C3 You! traz o essencial: ar-condicionado com comandos manuais, central multimídia com tela de 10,25 polegadas, conectividade sem fio com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré e seis alto-falantes, travas, vidros e retrovisores elétricos, abertura elétrica do porta-malas e volante multifuncional. Há ainda chave do tipo canivete, que é novidade também nas demais versões da linha 2025 do hatch. Porém, o pacote de segurança inclui somente os dois airbags frontais, além de controle de estabilidade e assistente de partida em rampas.