A Volkswagen anunciou um investimento de R$ 13 bilhões em suas fábricas no Estado de São Paulo. A ideia é totalizar o valor de R$ 16 bilhões até 2028. O aporte será destinado para modernizar e expandir as operações - com foco no desenvolvimento de novos modelos e motores - das plantas de Anchieta - em São Bernardo do Campo -, Taubaté e São Carlos.
Entenda as novidades que vêm com o investimento da Volkswagen
A fábrica localizada às margens da Rodovia Anchieta receberá dois novos modelos de veículos. Já a planta de Taubaté ficará responsável pela produção de um automóvel inédito, seu desenvolvimento será feito 100% no Brasil. A planta em São Carlos receberá um novo modelo, mais eficiente. As novidades fazem parte da nova ofensiva de produtos da Volkswagen, que prevê o lançamento de 16 novos veículos até 2028, o que inclui motores flex, híbridos e 100% elétricos.
Parte dos investimentos também será destinada ao Centro de Design e Engenharia da Volkswagen, localizado em São Bernardo do Campo, na fábrica da Anchieta. A planta é responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias, o que abrange aquelas voltadas para a sustentabilidade. As fábricas de Taubaté e São Bernardo do Campo serão pioneiras no uso de biometano em sua matriz energética, iniciativa que promete a redução em até 99% das emissões de CO2 em parte do processo produtivo, comparada às alternativas fósseis.
Volkswagen terá nova plataforma devido a investimento
A montadora ainda anunciou a criação do projeto MQB Hybrid. A plataforma já possibilitou o lançamento de dois novos veículos: o Novo T-Cross, produzido em São José dos Pinhais (PR), e a Nova Amarok, fabricada na Argentina. A Volkswagen também lançou, em 2024, o simulador solar SoLiSi na fábrica de Anchieta. O equipamento permite com que testes, antes realizados em um ano, sejam feitos em 25 dias, otimizando o desenvolvimento de novos produtos.
A marca produziu mais de 22 milhões de veículos no estado de São Paulo em seus mais de 71 anos de presença no país. Atualmente, as fábricas de Anchieta, Taubaté e São Carlos, além do Centro de Distribuição de Peças e Acessórios em Vinhedo, geram 10 mil empregos diretos e 100 mil indiretos.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!