A Volkswagen está trabalhando para trazer o novo Jetta GLI ao Brasil, após seu lançamento no mercado mexicano. O sedã esportivo apresenta um visual renovado na parte frontal e traseira, além de pequenas atualizações no interior. O presidente da Volkswagen no Brasil já revelou detalhes sobre o lançamento, além dos preços já terem sido informados.
Ciro Possobom, CEO da Volkswagen no Brasil, informou em entrevista à Autoesporte que o novo Jetta GLI chegará ao país, mas sem especificar uma data exata. A expectativa é que o sedã desembarque no final de 2024 ou início de 2025, uma vez que o Jetta GLI é fabricado exclusivamente na planta de Puebla, no México, e de lá é exportado para a América do Norte e Brasil.
A chegada do novo Jetta GLI ao Brasil depende da venda dos estoques atuais, o que pode determinar o cronograma de lançamento. No México, o Jetta GLI é vendido por 677.070 pesos, o equivalente a cerca de R$ 193 mil em conversão direta. Porém, com a adição de impostos, o preço final no Brasil deve ser superior ao valor atual de R$ 245.390.
Novo Jetta GLI: O que esperar?
A parte frontal do novo Jetta GLI é completamente nova, com uma grade mais fina ladeada por faróis de LED alongados e finos. A grade perdeu a moldura cromada, presente no modelo 2024. As rodas de 18 polegadas e o para-choque dianteiro também foram redesenhados.
Na traseira, o sedã conta com lanternas interligadas por uma barra iluminada, com o nome "GLI" estampado na parte central. O para-choque traseiro da versão esportiva recebeu uma leve atualização, mantendo a dupla saída de escape.
Assim como o T-Cross, o Jetta também recebeu a central multimídia destacada no painel. No Brasil, o modelo deve adotar o sistema VW Play, com tela de 10,1 polegadas e emparelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. O painel de instrumentos de 10,25” mantém o design atual. O volante não obteve mudanças em seu desenho, permanecendo com as funções touch, frequentemente criticado pelos consumidores.
Outra mudança está no lado do passageiro, que agora apresenta uma saída do ar-condicionado contínua, além dos controles do sistema estarem integrados à tela tátil, semelhante ao que já é visto no Tiguan.
De série, o novo Jetta GLI continuará com o pacote IQ.DRIVE, que oferece alerta de colisão com frenagem automática, piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, monitoramento de pedestres, entre outros.
Em termos de motorização, o Jetta GLI permanecerá com o mesmo 2.0 TSI (turbo) de 231 cv e 35,7 kgfm de torque, atrelado ao câmbio DSG automatizado de dupla embreagem com sete marchas. O 0 a 100 km/h é feito em 6,7 segundos e a velocidade máxima é de 249 km/h.