Após tomar conhecimento das incertezas existentes no processo de adesão dos veículos eletrificados, diversos fabricantes anunciaram que como solução, pretendiam priorizar a fabricação de veículos híbridos. Mas apesar de adepta a estratégia, a Ford confirmou que segue firme o projeto de duas novas picapes e uma van comercial totalmente elétricas, que podem chegar no final de 2027.
Ranger Lightning
A primeira picape, carrega o termo lightning no sobrenome, fazendo alusão a versão elétrica de outro carro da fabricante , a Ford F-150. Parece que a versão totalmente elétrica da Ranger será fabricada sobre uma plataforma diferente, e irá dividir espaço normalmente com a versão tradicional, a combustão.
O modelo, que promete manter os padrões dinâmicos e técnicos dos eletrificados, está sendo desenvolvido na Ford da Califórnia por uma equipe de mais de 100 pessoas, que leva o nome de “skunkworks” (termo que remete ao trabalho livre, não convencional em um projeto inovador). A liderança da equipe também surpreendeu ao revelar o nome do engenheiro Alan Clarke, que teve papel fundamental no desenvolvimento do Tesla Model Y, atual carro mais vendido do mundo.
Equipe desenvolvendo a Ranger Lightning
Segundo Jim Farley, presidente e CEO da Ford, foram recrutados os profissionais mais qualificados tecnicamente e criativos, de dentro e de fora da fabricante. A intenção é impulsionar uma mudança radical na forma como a Ford desenvolve veículos elétricos.
A nova plataforma será capaz de sustentar modelos convencionais e comerciais, e está equipada com componentes atualizáveis, parecidos com os da Tesla e com suporte Blue Cruise, que permite que o motorista diria sem as mãos.
Quando veremos a Ranger elétrica?
A Ranger Lightning tem sido abordada como “o primeiro veículo acessível desta nova plataforma” e visa autonomia, utilidade e usabilidade para os consumidores.
Os planos de estreia do modelo foram adiados por mais ou menos 18 meses. Assim, pode chegar ao mercado apenas no final de 2027.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas