Após ter prometido um carro elétrico ainda no ano passado, a Kia finalmente apresentou seu primeiro modelo desse tipo no país, o EV5, que desembarca por aqui um ano após seu lançamento global e se destaca pelo visual bem retilíneo, diferente dos demais Kias híbridos, e chega por R$ 399.990.
Sendo o único SUV elétrico nessa faixa de preço, o EV5 não tem rivais diretos. Seus principais alvos acabam sendo o BMW iX1 (R$ 359.950), iX2 (R$ 443.950), Volvo XC40 (R$342.950) e, forçando a barra, BYD Yuan Plus (R$ 235.800).
Medindo 4,61 metros de comprimento, sendo 2,75m de entre-eixos e 1,87 m de largura e 1,71 m de altura, o EV5 só fica abaixo da Carnival na gama da marca sul-coreana por aqui, tanto em termos de tamanho quanto em preços, já que a minivan custa na casa dos R$ 650 mil.
Visualmente, o EV5 se destaca por conta de seu visual bem retilíneo. A dianteira não possui entrada de ar, como em todos os elétricos e os filetes de LED do conjunto óptico dianteiro dão uma assinatura única ao SUV.
Na lateral, os vidros são acompanhados de um acabamento cromado e os para-lamas são pronunciados para o exterior, dando uma sensação de músculos e robustez para o utilitário. Na traseira, o desenho é bem simples, seguindo o exemplo da dianteira e as lanternas se destacam pelos LEDs que percorrem toda a seção.
Internamente, o EV5 mostra sua vocação para transportar famílias. Com capacidade para transportar cinco ocupantes, o SUV elétrico da Kia tem bancos em couro e teto solar panorâmico. O porta-malas tem capacidade para 513 litros, mas pode ser ampliado para 1.718 litros.
Com foco em segurança, o EV5 conta com alerta de fadiga do motorista, assistentes de prevenção contra tráfego cruzado traseiro, assistente de centralização na faixa com alerta de saída, farol alto automático, frenagem automática para evitar colisão frontal com veículos, pedestres e ciclistas, câmera de ré com visão 360º, piloto automático adaptativo, entre outros.
Motorização, alcance e recarga
Com motor traseiro de 217 cv de potência e 31,6 kgfm de torque, o Kia EV5 tem aceleração de zero aos 100 km/h na casa dos 8,9 segundos. As baterias de lítio e fosfato de ferro (LFP), contam com 88 kWh e conseguem garantir 402 km de autonomia no padrão do Inmetro, conhecido por ser mais conservador.
Para recarregar as baterias são necessárias 8 horas em rede residencial de 7 kWh ou 27 minutos para alcançar os 80% em carregadores de alta velocidade (DC). Os compradores do Kia EV5 na oferta de lançamento irão receber um carregador de emergência, wallbox residencial de 7kW e revisões até 60 mil km sem custo.
Segundo a Kia, são 5 anos de garantia para o carro e 8 anos ou 160 mil km para o pacote de baterias.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!