x
UAI
Utilitário barato!

Jeep considera produzir SUV de entrada com plataforma de C3 Aircross

Modelo teria design e tecnologia que são vistos em outros produtos da montadora e chegaria para competir com Hyundai Creta

Publicidade
Modelo chegaria para mercados emergentes
Modelo chegaria para mercados emergentes Foto: Jeep/Divulgação

A Jeep está preparando as próximas gerações de Compass e Renegade, que estão em fase adiantada de desenvolvimento. Além disso, as equipes de engenharia e design se mantêm ocupadas também com o projeto de um novo SUV de entrada para mercados emergentes. 

Novo SUV da Jeep utilizará plataforma de modelo da Citroën

As primeiras informações sobre o modelo chegam da Índia. Por lá, a montadora tem como seu produto mais barato o Compass, de porte médio, que tem preços que vão de R$ 140 mil até R$ 210 mil. O Renegade, que representa a fabricante pelo mundo no nicho de entrada, nunca foi lançado no país asiático por ser caro demais para os padrões locais. Além disso, o Avenger, com foco na Europa, também foi descartado. 

Para facilitar a produção, a Jeep pretende construir seu novo SUV de entrada na plataforma Common Modular Platform (CMP) da Citroën - que já equipa modelos como o C3 Aircross. A arquitetura já é produzida na Índia e apresenta, como vantagem, sua ampla oferta de espaço interno e custos competitivos de produção. De acordo com o portal MotorBeam, o novo produto terá versão única e pode incorporar tração nas quatro rodas (AWD). 

Em relação ao design, a montadora deve aplicar suas próprias diretrizes estéticas por toda a carroceria e pelo seu interior. A ideia é trazer personalidade e alinhar o novo SUV de entrada aos demais produtos globais da Jeep. Sendo assim, apenas plataforma e alguns componentes mecânicos serão compartilhados com os veículos da Citroën.

Novo SUV de entrada da Jeep chegará para outros mercados

O recém-nomeado Diretor Geral e CEO da Stellantis Índia - grupo que controla a montadora estadunidense -, Shailesh Gazela, disse que o próximo modelo da marca não seria exclusivo do mercado indiano e alcançaria outros mercados, especialmente na região da ASEAN - que engloba os países Indonésia, Malásia, FIlipinas, Cingapura, Tailândia, Brunei, Vietnã, Mianmar, Laos e Camboja.

O objetivo da Jeep é competir com modelos já estabelecidos no mercado, como Hyundai Creta. A montadora entende que pode conquistar espaço único no segmento de SUV’s de médio porte ao manter sua capacidade off-road e apelo robusto.