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Flagrado

Honda testa versão elétrica do SUV HR-V no Brasil

Modelo pode marcar a entrada da marca japonesa no segmento de carros 100% elétricos

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Dianteira apresenta poucas mudanças; bocal de recarga é posicionado bem ao centro do capô
Dianteira apresenta poucas mudanças; bocal de recarga é posicionado bem ao centro do capô Foto: Divulgação/Honda

O Honda e:Ny1 pode não ser um nome conhecido de muitos brasileiros, afinal, esse modelo é vendido na Europa. Entretanto, ele é nada mais, nada menos, que um Honda HR-V com algumas mudanças e motorização elétrica, e foi flagrado rodando em testes no Brasil. 

O modelo foi clicado na cidade de Campinas (SP) por Leandro Silvestre e publicado inicialmente pelo colega Marlos Ney Vidal, no Autos Segredos

Visualmente, HR-V e e:Ny1 são bem semelhantes, com medidas praticamente iguais, o e:Ny1 mede 4,38 m de comprimento; 1,79 m de largura (2,02 m contando os retrovisores), 1,58 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. O modelo a combustão vendido no Brasil perde em altura por 1 mm.

Honda e:ny1 azul claro
Traseira é bem simples e ausência de escapamento denuncia se tratar de modelo elétrico Foto: Divulgação/Honda

O modelo elétrico se destaca por contar com um para-choque dianteiro completamente fechado, já que não precisa de ar para refrigerar ou alimentar o motor. Na lateral, as rodas de 18 polegadas entregam o modelo elétrico, enquanto na traseira, a única diferença significativa é a ausência do logotipo da Honda entre as lanternas. No modelo elétrico, o H é substituído pela escrita Honda, posicionada abaixo do LED que liga as luzes traseiras. 

É dentro da cabine onde o modelo elétrico mais se distancia do seu irmão movido a gasolina. Apesar de compartilharem muitas peças, o modelo elétrico conta com um painel de instrumentos de 10 polegadas, maior que o de 7” do modelo térmico, bem como uma nova central multimídia vertical de 15”, bem superior às 10” do HR-V vendido atualmente. 

Honda e:ny1 azul claro
Honda e:Ny1 tem interior mais atrativo que o HR-V a combustão Foto: Divulgação/Honda

No mais, o interior é basicamente o mesmo, com alguns pequenos detalhes como iluminação em LED, por exemplo. 

Entre os itens de equipamentos, estão seis airbags, alerta de colisão frontal, assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro inteligente, reconhecimento de placas de trânsito, piloto automático em baixas velocidades.

O pacote de conforto é composto por bancos com ajustes elétricos, volante com aquecimento, ar-condicionado de duas zonas, sensores de estacionamento, bancos com aquecimento, câmera de ré e 4 entradas USB.


Performance e Autonomia

Equipado com motor traseiro, o Honda e:Ny1, ou somente HR-V elétrico, oferece 204 cv de potência e 31,6 kgfm de torque, fazendo de 0-100 km/h em 7,6 segundos, com velocidade máxima de 160 km/h.

O modelo a combustão na versão topo de linha é equipado com motor 1.5 turboflex de 177 cv e 24,5 kgfm de torque. Os dados de desempenho não estão disponíveis oficialmente por medida da Honda do Brasil. 

O e:Ny1 é equipado com baterias de íons de lítio de 68,8 kWh de capacidade, que permitem o SUV rodar por 412 km com apenas uma carga no ciclo europeu WLTP. Vale ressaltar que, caso o modelo de fato seja vendido por aqui, o alcance será menor por conta do padrão Inmetro.

Segundo a Honda, o tempo de recarga de 10 a 80% em equipamentos lentos (11 kW AC) é de 6 horas. A capacidade máxima de recarga é de 78 kW, e em carregadores compatíveis com essa potência, carregar dos 10% aos 80% leva cerca de 45 minutos.

Preços


Na Europa, o Honda e:Ny1 é vendido por 54.750 Euros, o equivalente a 336.541 reais em cotação atual. Considerando ainda impostos de importação, o HR-V elétrico poderia custar ainda mais e se tornar facilmente o Honda mais caro vendido por aqui caso supere os R$ 429.900 pedidos pelo Civic Type-R.