x
UAI
Som artificial

Com ronco "falso", Dodge Charger elétrico é lançado com preço de Mustang V8

Ouça o polêmico som artificial de motor V8 que a Dodge instalou no novo Charger

Publicidade
Dodge Charger EV é controverso por trazer motor exclusivamente elétrico
Dodge Charger EV é controverso por trazer motor exclusivamente elétrico Foto: Divulgação/Dodge

A Dodge revelou os preços para o polêmico Charger Daytona EV nos Estados Unidos. A nova geração do muscle car estreia em duas versões, sempre 100% elétrico, e custa o mesmo que um Mustang Dark Horse, com motor V8 e câmbio manual. 

A versão R/T chega custando US$ 59.595, o equivalente a R$ 327.420 em conversão direta. Essa versão traz motor elétrico traseiro de 496 cv de potência e 55,8 kgfm de torque, e o modo “PowerShot”, que adiciona 40 cv de potência por 15 segundos. As rodas são de 18 polegadas e feitas de alumínio. 

O modelo estreia com carroceria de apenas duas portas e internamente recebe tela multimídia de 12,3” com conexão sem fio com Android Auto, Apple Car Play e até Amazon Alexa. Os bancos dianteiros e o volante contam com aquecimento e o motorista pode usufruir de dois ajustes elétricos para o assento.

Interior é voltado para o motorista
Interior é voltado para o motorista Foto: Divulgação/Dodge

Outros equipamentos de segurança são: frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego com correção automática, leitor de placa de trânsito, sensores de estacionamento dianteiros, traseiros e laterais, detector de tráfego cruzado, sensores de chuva e crepuscular, e conexão com serviços de emergência em casos de batidas.

A versão “Scat Pack” é a topo de linha e parte de US$ 73.190, o equivalente a R$ 401.600. Valor suficiente para levar para casa um Corvette Stingray com motor V8 de 6.2 litros. No Dodge, o motor elétrico entrega 670 cv de potência e 86,6 kgfm de torque, o que garante uma aceleração de zero a 60 milhas (96 km/h) em 3,3 segundos.

Segundo a Dodge, a versão Scat Pack mantém os mesmos índices de performance do antigo Charger SRT. Essa opção conta ainda como modo específico para a realização de drifts ou zerinhos. O modo exclusivo para zerinhos, ou donuts, muda os ajustes de suspensão e o controle de tração libera as rodas para patinarem o quanto necessário.

Linhas gerais lembram bastante o cupê vendido entre 1968 e 1970
Linhas gerais lembram bastante o cupê vendido entre 1968 e 1970 Foto: Divulgação/Dodge

Há ainda um modo especial para corridas, onde o sistema do carro muda a temperatura das baterias para funcionarem de forma a entregar o máximo de performance. 

Nas duas versões, o Charger Daytona é equipado com o “escapamento” Fratzonic. Esse sistema é, na verdade, um sistema de caixas de som e um amplificador, posicionados na traseira do veículo, que simulam um ronco de motor a combustão.

Versões com motor a gasolina chegam mais tarde

Versão de quatro portas surgiu em 2006 e desde então está na linha Charger
Versão de quatro portas surgiu em 2006 e desde então está na linha Charger Foto: Divulgação/Dodge

No início de 2025 chegarão as versões a combustão do novo Charger Daytona. Chamados de “sixpack”, o modelo contará com duas opções de potência, 420 ou 550 cv entregues pelo motor “Hurricane” seis cilindros bi-turbo de 3.0 litros. A fabricante ainda prometeu versões com quatro portas, mas ainda sem data de lançamento.