Mesmo com o fim do ano se aproximando, o mercado automotivo ainda conta com muitos lançamentos. Com opções de diversos segmentos, separamos alguns modelos que chegarão ao Brasil ainda este ano, confira:
Peugeot 208
Após o lançamento do SUV 2008, o hatchback 208 também tem uma atualização visual programada. Enquanto o modelo maior carecia da novidade, o hatch compacto ganhará linhas atualizadas com a nova identidade visual da marca e para ficar equivalente ao modelo europeu.
Além dos novos para-choques, faróis, lanternas e rodas, o 208 não deve trazer grandes mudanças. O mais provável é a versão GT, como foi apresentado na Argentina, bem como painel de instrumentos digital em algumas versões, seguindo o exemplo do SUV 2008.
BYD Shark
Um dos lançamentos mais aguardados do país é a picape média híbrida da BYD. Apresentada no México em Maio, rumores iniciais apontavam que o modelo chegaria ao Brasil já no mês de agosto.
A BYD Shark será a primeira picape média híbrida oferecida no país e contará com conjunto recarregável (plug-in) unindo motor a combustão 1.5 turbo e mais dois motores elétricos. A potência total do conjunto é de 430 cv e a autonomia combinada é de 840 km no ciclo chinês.
Medindo 5,45 m de comprimento e 3,92 m de entre-eixos, a expectativa é que a Shark encare modelos como Ford Ranger e Toyota Hilux.
Citroën Basalt
Recém revelado na Índia, o Basalt chega ainda em 2024 para completar a renovação da linha da Citroën. Com pegada de cupê, o novo Citroën usará a plataforma do C3 e Aircross, mas promete ser mais sofisticado que os demais modelos.
Na Índia, ele recebeu itens como faróis de LED, ar-condicionado digital e interior um pouco mais refinado. Por aqui, ele deverá receber somente o motor 1.0 turbo de três cilindros que entrega até 130 cv de potência e a transmissão automática do tipo CVT de 7 velocidades.
BYD Yuan Pro
Já rodando em testes no Brasil, o Yuan Pro será o próximo lançamento da marca chinesa. 100% elétrico, o SUV compacto mede 4,3 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,67m de altura e 2,62 metros de entre-eixos.
Com tamanho próximo ao de Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta, a BYD pretende incomodar os modelos mais vendidos do mercado com um exemplar 100% elétrico, que rende 177 cv e 29,6 kgfm de torque. O alcance é de 401 km segundo o ciclo chinês.
Kia EV9
Prometido para o ano passado, o SUV foi confirmado no Brasil no lançamento do “irmão menor” EV5. O EV9 está programado para chegar em Novembro como o modelo mais caro da Kia no mercado brasileiro.
100% elétrico, o EV9 mede 5,01 metros de comprimento, 1,98 m de largura, 1,78 m de altura e 3,10 m de distância entre os eixos. Globalmente, o SUV é oferecido em configurações de seis ou sete lugares.
Dependendo da versão trazida, o EV9 pode rodar até 541 km (ciclo WLTP) com apenas uma carga. A motorização pode entregar até 385 cv de potência e 61, kgfm de torque, mas é bem provável que o modelo vendido por aqui seja mais modesto.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas